Governo do Amapá capacita policiais civis para o uso de aparato tecnológico que aumenta eficiência em investigações e no combate à criminalidade
Software "Mercure" é projetado para analisar grandes volumes de dados, traçar padrões de comportamento criminoso e auxiliar no planejamento de estratégias para prevenir e reprimir ações ilícitas
O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 11, o treinamento do software “Mercure", ferramenta desenvolvida para aprimorar a inteligência e as investigações policiais, além de aumentar a eficiência das operações e combate à criminalidade nos 16 municípios do estado.
A qualificação aconteceu no laboratório de informática do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Macapaba, na Zona Norte da capital. O treinamento foi conduzido por policiais civis de São Paulo, e contou com embasamento teórico, procedimentos e exercícios práticos.
A capacitação de agentes e oficiais, da capital e interior foi concretizada após configurações, liberações de licenças e testes do sistema.
Mercure é um software avançado de inteligência policial desenvolvido na França
Foto: Lucas Brito/PC
O Amapá é o primeiro estado da Região Norte a incorporar o Mercure, adquirido com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep). A tecnologia é projetada para analisar grandes volumes de dados, traçar padrões de comportamento criminoso e auxiliar no planejamento de estratégias para prevenir e reprimir ações ilícitas.
O delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Cezar Vieira ressaltou a importância da implementação do aporte tecnológico nas investigações criminais, tornando o trabalho mais célere e ágil em benefício da população.
Delegado-geral da PC, Cezar Vieira
Foto: Lucas Brito/PC
"Estamos tratando esse avanço como uma virada de chave, em termos de evolução, pois estamos implementando uma ferramenta de utilização muito eficiente. Todas as investigações são construídas dentro desse sistema, e a partir dele, o policial consegue ver todas as vinculações com outras investigações, enfim, isso traz uma agilidade muito grande para o serviço da Polícia Civil. E estes agentes capacitados marcam uma história na PC, sendo percursores desse trabalho dentro da instituição", disse Vieira.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Mercure faz parte de um pacote maior de investimentos destinados à segurança pública do Amapá. Em 2024, o estado recebeu, por meio do Funsep, aproximadamente R$ 38 milhões para reequipar as forças policiais. Esses recursos estão sendo utilizados para a aquisição de armamentos, veículos e infraestrutura tecnológica, além da implementação de sistemas modernos.
"Estamos nos preparando para o futuro, em que o trabalho dos setores de inteligência policial será o principal aliado no combate ao crime”, reforçou o secretário da pasta, José Neto.
Treinamento foi conduzido por policiais civis de São Paulo
Foto: Lucas Brito/PC
Mercure
O Mercure é um software avançado de inteligência policial desenvolvido na França, e utiliza algoritmos sofisticados para cruzar informações de diferentes fontes, permitindo a elaboração de perfis investigativos, a previsão de tendências criminais e a construção de estratégias eficazes de prevenção e repressão.
O sistema também facilita a integração entre equipes policiais e setores de inteligência, agilizando a troca de informações e a capacidade de resposta às atividades criminosas.
Por Marcelle Corrêa