"Minha vida é dedicada à Festa de São Tiago", diz chefe dos caixeiros na expectativa da festa em Mazagão Velho
O aposentado, Zé Cardinho, conta os dias para celebrar os 247 anos da programação, que tem apoio do Governo do Estado.
Com a proximidade de mais uma celebração da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, que este no completa 247 anos, a valorização das personalidades que fazem parte da história desta tradição, ganham mais evidência, como de José Silva da Conceição, o “Zé Cardinho”, chefe dos caixeiros que comanda o ritmo das celebrações, que este ano acontecem de 16 a 28 de julho, com apoio do Governo do Amapá.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO TIAGO
Nos 13 dias de programação, o som diferenciado das caixas, não podem deixar de ecoar. Em cada ritual, os caixeiros (componentes que tocam as caixas), conduzem a Festa de São Tiago.
“Ao meio dia, no Vominê, no Círio e Recírio de São Tiago, e é claro nas batalhas, tocamos os sons diferenciados das caixas nas celebrações. Quem acompanha, já sabe que os sons são de cada ritual diferente, que é marcante, inesquecível e retratam tradição história”, pontua Zé Cardinho.
Nascido e criado em Mazagão, o chefe dos caixeiros, participa ativamente de toda a organização dos festejos desde os 6 anos de idade. Zé Cardinho, é filho de figuras emblemáticas da cultura mazaganense, Raimunda Lino, já falecida e Mestre Vavá Santos, hoje casado com Joaquina Jacarandá, tem três filhos e três netos.
Agricultor aposentado, já atuou na Festa de São Tiago como Bobo Velho, Atalaia, e cavaleiro em várias encenações das batalhas entre Mouros e Cristãos. “Sou muito feliz, pois toda a minha vida é dedicada à Festa de Tiago e vamos para mais uma com as bênçãos do santo guerreiro”, destaca.
As caixas são instrumentos musicais muito presentes em rituais de festejos religiosos, como batuque e marabaixo, escolas de samba, elementos militares, entre outros, da família dos tambores. Tocado com baquetas, que podem ser de fibras, madeiras ou materiais especiais que fazem parte e são essenciais para os rituais.
Rituais estes, que estão na programação de todos os dias do evento como: as entregas dos presentes, o Baile de Máscaras, Missa Campal, Procissão e a Passagem do Bobo Velho. Além do “roubo” das crianças, tomada do estandarte, morte do Atalaia, emboscada cristã, aparição de Tiago e a vitória cristã. Essas são inúmeras celebrações dos moradores que enfeitam suas casas e comemoram a Festa de São Tiago, em todo o município de Mazagão.
Por: Alice Valena