Divulgação
Tendências reveladas pela Galunion no Food Service: Como as preferências alimentares estão mudando

Tendências reveladas pela Galunion no Food Service: Como as preferências alimentares estão mudando

Galunion revela tendências sobre como as pessoas desejam comer, experimentar e quais produtos ganham espaço no Food Service


Missão técnica realizada pela Galunion em parceria com a ABERC, ABF e ANR mostra novas necessidades em um contexto diferente no setor de alimentação fora do lar

 

Constantemente, o mercado de Food Service traz novidades que são incorporadas nos negócios, nas opções gastronômicas e no cuidado com o consumidor. Para trazer o que está em alta no setor globalmente, de 18 a 23 de maio, a Galunion promoveu uma missão técnica para a NRA Show (National Restaurant Association), principal vitrine de tendências, soluções, tecnologias, informações e categorias da indústria de restaurantes e serviços de alimentação do mundo. A iniciativa, realizada em Chicago, nos Estados Unidos, contou com mais de 150 participantes que puderam se atualizar sobre o que está em alta no setor em diferentes frentes, seja no âmbito tecnológico, culinário ou dos modelos de negócios. Na NRA Show os especialistas da Galunion conduziram diferentes visitas guiadas exclusivas para o grupo da missão técnica, garantindo o melhor aproveitamento de todo o conteúdo da feira, que recebeu mais de 1,8 mil expositores na edição desse ano.

Durante a iniciativa, foi possível verificar que, com base em um estudo da Datassential, 76% dos consumidores norte-americanos estão animados com as novas tendências de alimentos e bebidas em 2023. Em contraste, segundo a mais recente pesquisa com consumidores da própria Galunion, no Brasil 95% querem encontrar novidades em alimentos e bebidas em bares e restaurantes.

“O consumidor está sempre mudando. Como corroborado em palestra da Technomic com Ana Maria Rodriguez, Chief Food Innovation and Quality Officer da Pizza Hut Internacional, desde o início da pandemia até hoje a busca do consumidor tem se atualizado, desde itens que trazem conforto, passando por ofertas para grupos que promovessem encontros, chegando hoje a uma fome por novidades. Dentro das tendências, vemos ainda com força as opções clássicas que trazem conforto, muitas vezes oferecidas de forma diferente, com um twist. Para trazer tráfego incremental nota-se investimento em itens difíceis de replicar em casa e inovação em itens de café da manhã. A singularidade se faz presente no uso de ingredientes funcionais de forma atípica, como em doces e coquetéis, e em mash-ups de receitas já consolidadas. E por fim, a indulgência continua como tendência forte”, explica Simone Galante, fundadora e CEO da GALUNION.

 

Bebidas elaboradas: novidade, inclusão e oportunidade de aumento no faturamento

Em meio às apresentações e cases difundidos na NRA Show 2023, as bebidas especiais tiveram destaque. Uma pesquisa da Technomic apresentou que pedir uma marca mais cara de bebida alcoólica torna a ocasião mais especial. Essa é a visão de 41% dos clientes de forma geral e para 47% daqueles com idade entre 21 e 34 anos. A experimentação em bebidas alcoólicas também faz a diferença na experiência de consumo no local para 26% dos consumidores.

Outra tendência que vem ganhando adeptos está focada no consumo de bebidas com baixo teor alcoólico ou sem álcool. Atualmente, 27% dos operadores norte-americanos oferecem bebidas sem álcool para adultos e 64% dos que oferecem opções sem álcool relatam um impacto positivo em seus negócios.

“Os mocktails são a nova tendência em coquetelaria em todo o mundo. Consistem, basicamente, em uma mistura de sabores para a produção de um saboroso drinque, com o diferencial de ser sem álcool. Segundo a opinião de Cassie Sakai, diretora corporativa de bebidas do Gibsons Restaurants Group, a categoria de mocktails ainda precisa melhorar na criatividade e qualidade. E isso é sobre incluir as pessoas que não podem ou não querem consumir álcool, mas desejam pertencer ao momento de celebração. Apesar desses clientes ainda não estarem preparados para pagar o mesmo valor de uma opção com álcool, mocktails são uma opção de incremento ao tíquete se comparado às opções tradicionais de bebidas não alcoólicas”, ressalta Nathalia Royo, responsável por Inteligência de Mercado e Marketing na Galunion.

 

 

Produtos que refletem o zeitgeist do mundo

Zeitgeist é um termo alemão que pode ser traduzido como o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, em uma certa época. “Durante a missão técnica à NRA Show desse ano pudemos ver diversos temas ligados ao zeitgeist atual refletidos nos produtos, tanto na feira como em visitas técnicas em Chicago. São produtos que refletem temas atuais como cuidado com a própria saúde, física e metal; cuidado com o mundo e com as pessoas; o indivíduo cada vez mais protagonista de seu consumo e consciente de suas decisões; a inclusão e aproximação e fusão de culturas”, analisa Simone Galante.

Questões ligadas à saúde, por exemplo, se tornam cada vez mais evidentes no Food Service. Dessa forma, produtos funcionais, muitos selos enfatizando tais características nas embalagens, além de opções naturais e produtos frescos ganham a preferência de quem se preocupa com o bem-estar na hora de se alimentar. Um exemplo interessante de uma das visitas feitas pela Missão Técnica Galunion é o da marca Smoothie King, que possui produtos direcionados e comunicados com base no impacto que terão na saúde do consumidor, seja de corpo ou de mente, como smoothies para maior energia, para um corpo saudável ou mesmo para aproveitar o dia. O eu como protagonista, explorando a customização e entendendo o que é saudável ou mesmo indulgente para cada um, foi visto em diversas culinárias, locais e aplicações.

“Há diversas empresas e negócios que estão trazendo temas de cuidado com o mundo para o Food Service. Algumas delas tem a missão de proteger as terras e capacitar os agricultores, outras estão relacionadas ao consumo consciente, compostagem e outros fatores que levam em conta o cuidado social, humano, ambiental e animal. Uma variedade de produtos já traz estampado nas embalagens essas características da produção e operação. Como exemplo, temos insumos comunicados como sendo de empresas 100% propriedade dos funcionários, aqueles que são fundados e liderados por mulheres, animais criados de forma humana, bem-estar animal certificado, redução do uso de plástico, entre outros”, observa Nathália Royo.

 

Salmão da Boldly Plant-Based

Produtos e ofertas à base de plantas é outro tema, ligado à saúde do mundo, que já era importante na edição do ano passado e se manteve relevante nesse ano. O que pode ser observado agora foram novos caminhos e evoluções tecnológicas. “Vimos evolução em cores, texturas e sabores, que nos trouxeram a experiência de um salmão à base de plantas muito similar ao peixe; e vimos também um caminho novo nessa oferta: o de produtos e receitas plant-forward, ou seja, com foco nos legumes e vegetais, destacando suas texturas, cores e sabores naturais de forma atrativa. O mundo está mudando e a forma de se alimentar, experimentar e investir em produtos deve ser repensada constantemente em diferentes modelos de negócios”, finaliza Simone Galante.

 

Sobre a GALUNION

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos