Agosto Lilás: Projeto de combate à violência doméstica e familiar é realizado em Porto Grande
Ação visa conscientizar o público masculino de forma preventiva, educativa e reeducativa sobre a importância do respeito e cuidado com as mulheres.
Para conscientizar e reforçar as ações de combate e prevenção à violência contra a mulher, o Governo do Amapá realizou na segunda-feira, 12, em Porto Grande, o projeto "Homens que Protegem", que visa sensibilizar o público masculino sobre a importância de integrar o movimento para enfrentar agressões domésticas e familiares.
Coordenada pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), a atividade se estende ao longo do ano e trabalha de forma preventiva, educativa e reeducativa informações específicas sobre o tema.
“É fundamental capacitar o sexo masculino sobre esse tema e também um avanço, pois educar os homens é proteger as mulheres. Nosso objetivo também é alcançar de forma efetiva o público-alvo, e assim, conseguir parceiros para o projeto", pontuou a coordenadora do Cram de Porto Grande, Suzete Sousa.
Durante o evento, foram compartilhadas informações sobre o autocuidado para os homens, o combate à violência doméstica contra a mulher e o feminicídio. Além disso, foram repassados dados sobre a Lei Maria da Penha, outros tipos de agressão e também suas consequências.
“É primordial contribuir para a construção de relações igualitárias e de respeito aos direitos das mulheres. As informações compartilhadas abriram minha mente e reforçaram que é essencial ter um cuidado especial com as mulheres. Todos os segmentos precisam ter consciência do tema”, pontuou o participante do projeto Everaldo Silva, de 53 anos.
Por Ana Anspach