Governo do Amapá apresenta estandes que instituições públicas e privadas vão ocupar na 53ª Expofeira
No local, ficarão localizados órgãos governamentais, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, empresas bancárias e comerciantes de painéis de energia solar.
A 53ª Expofeira do Amapá, que acontece de 29 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições de Fazendinha, já está com 100% dos estandes reservados para o Pavilhão Institucional. No local, ficarão localizados órgãos do Governo do Estado e representantes públicos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de empresas bancárias e que comercializam painéis de energia solar.
Ao todo, serão 40 mil metros quadrados de área coberta. A estrutura da 52ª Expofeira, que em 2023 movimentou mais de R$ 5,7 milhões em vendas e gerou cerca de R$ 500 milhões em negócios, foi restaurada. Além disso, foi ampliada em 20% a área para exposições, que alocam empreendedores locais e empresas de fora do estado.
“O Pavilhão Institucional abrigará empresas privadas e públicas, e todos os órgãos parceiros já estão vindo ao Parque checar o tamanho e a localização dos estandes para adequar suas exposições”, explicou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão Estratégica da Secretaria de Governo do Amapá (Segov), Kelson de Freitas Vaz.
O secretário adjunto também relatou que a 52ª Expofeira do Amapá, que aconteceu em 2023, apresentou bons resultados, mas que o evento atual irá contemplar ainda mais o segmento da agricultura familiar, de investimentos setoriais e área imobiliária.
“A tendência é que possamos aumentar ainda mais os números conquistados e alavancar transações comerciais, uma vez que melhoramos nossos indicativos, regularizamos garimpos, repassamos manejo de floresta e também recursos para as madeireiras”, finalizou o secretário.
A coordenadora de Programas Estratégicos da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Maria Faro, foi conhecer o estande que vai abrigar o projeto do Zoneamento Ecológico Econômico do Amapá.
“Em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), vamos ter um espaço tecnológico, onde a população vai poder conhecer as macrorregiões do estado por meio de dados e informações. A partir do ZEE, o Governo do Amapá poderá elaborar políticas públicas sobre o uso racional dos recursos naturais aliado ao desenvolvimento socioeconômico. Todo esse trabalho estará exposto na Expoofeira", destacou Maria.
Por Ana Anspach