Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Governo do Amapá garante vacinação antirrábica para animais do território indígena Wajãpi

Governo do Amapá garante vacinação antirrábica para animais do território indígena Wajãpi

Ação pioneira faz parte do "Projeto Opuka" e segue até esta sexta-feira, 16.


O Governo do Amapá segue disponibilizando serviços no território Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari, com a "Operação Opuka". Além da população indígena, foram garantidos atendimentos de prevenção e cuidados aos animais da região.

A ação é coordenada pela Secretaria do Bem Estar Animal e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que efetuaram a distribuição de ração e medicamentos contra vermes e parasitas, além de promover a vacinação antirrábica.

"Além dos povos originários, viemos cuidar também dos animais que integram a vivência e ambientação dos indígenas. É importante estarmos inseridos em todas as regiões, levando os serviços que pouco são usados pela população de localidades de difícil acesso", frisou a secretária do Bem Estar Animal, Laudenice Monteiro.

As atividades são realizadas também fora do polo base Aramirã. Por via terrestre e aérea, as equipes técnicas da SVS e da Secretaria do Bem Estar Animal visitam outras aldeias dentro do território Wajãpi, visando alcançar e atender as demais localidades.

"Estamos cuidando e orientando sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença, além de efetuarmos também a vacinação. É uma atividade que vai impactar a qualidade de vida dos tutores e dos cães da região, tendo em vista que o vírus pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas", esclareceu o gerente do núcleo de vigilância ambiental da SVS, Armando Medrado.

 

Operação Opuka

A "Operação Opuka" é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal.

Por Paolla Gualberto




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos