Governo do Amapá garante vacinação antirrábica para animais do território indígena Wajãpi
Ação pioneira faz parte do "Projeto Opuka" e segue até esta sexta-feira, 16.
O Governo do Amapá segue disponibilizando serviços no território Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari, com a "Operação Opuka". Além da população indígena, foram garantidos atendimentos de prevenção e cuidados aos animais da região.
A ação é coordenada pela Secretaria do Bem Estar Animal e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que efetuaram a distribuição de ração e medicamentos contra vermes e parasitas, além de promover a vacinação antirrábica.
"Além dos povos originários, viemos cuidar também dos animais que integram a vivência e ambientação dos indígenas. É importante estarmos inseridos em todas as regiões, levando os serviços que pouco são usados pela população de localidades de difícil acesso", frisou a secretária do Bem Estar Animal, Laudenice Monteiro.
As atividades são realizadas também fora do polo base Aramirã. Por via terrestre e aérea, as equipes técnicas da SVS e da Secretaria do Bem Estar Animal visitam outras aldeias dentro do território Wajãpi, visando alcançar e atender as demais localidades.
"Estamos cuidando e orientando sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença, além de efetuarmos também a vacinação. É uma atividade que vai impactar a qualidade de vida dos tutores e dos cães da região, tendo em vista que o vírus pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas", esclareceu o gerente do núcleo de vigilância ambiental da SVS, Armando Medrado.
Operação Opuka
A "Operação Opuka" é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal.
Por Paolla Gualberto