Lia Fukuda, Gerente de Marca da NISSIN FOODS DO BRASIL.
Dia do Profissional de Marketing: a responsabilidade   de quem assume a história de uma marca

Dia do Profissional de Marketing: a responsabilidade de quem assume a história de uma marca



Inovar sem perder a essência da marca é o grande desafio de todo profissional de Marketing. Algumas empresas costumavam assumir que o Marketing era o coração da companhia. Hoje eu acredito que o marketing não é o coração da empresa, que está parado sempre no mesmo lugar, mas o sangue, que em contato com todos os demais times consegue levar informações e oxigenar as ideias para que o organismo se mantenha em movimento.

Aprendi, nos meus anos de carreira, a importância da capacidade de criar, inovar e se reinventar, o Marketing precisa sempre estar respirando e se inspirando com o que acontece ao redor, para ser capaz de impactar positivamente os consumidores, a sociedade e gerar resultados, impulsionando o crescimento e o sucesso das empresas.

Formada em Publicidade e Propaganda, atuei em agência antes de migrar para o universo corporativo, de onde nunca mais saí. Desde então, tenho o privilégio de acompanhar os novos perfis de consumidores, cada dia mais conscientes, o amadurecimento da estratégia de comunicação das empresas e como tudo isso precisa estar alinhado com políticas sociais, ambientais e a visão de futuro.

Há um ano, iniciei um novo desafio numa empresa com tradição no mercado brasileiro e com quase 60 anos de atuação. Conhecer a origem, a história e a trajetória de uma empresa é essencial para manter a consistência da marca ao longo do tempo e garantir que ela continue a ser reconhecida pelos seus valores e qualidades únicas, principalmente quando falamos de marcas que são sinônimos de categoria.

Mas tão importante quanto a história são a visão de futuro e o cuidado em preparar uma marca para as mudanças e tendências do mercado, de forma que seja possível se antecipar às necessidades e desejos dos clientes. Isso inclui estar atento às novas tecnologias, às mudanças nas preferências e nos valores e às oportunidades de negócios emergentes. Além, é claro, da análise de cada mercado e dos concorrentes.

Colocar o consumidor no centro de tudo é um aspecto essencial do marketing de sucesso. Nossa preocupação constante é de investir em um atendimento de qualidade, desenvolver uma comunicação autêntica e eficaz e estar sempre disponível para ouvir cada feedback.

Trabalhar com uma marca que é referência não é apenas um grande desafio profissional, mas também um compromisso pessoal de seguir construindo o que eu, que antes já fui apenas consumidora, acreditava ser tão diferente e verdadeiro desses produtos.

Tudo isso buscando o que pra nós de Marketing é mais importante, receber os feedbacks do consumidor, ver nossos produtos ganhando penetração de mercado e chegando cada vez mais perto do status de uma love brand. Resultados, justamente, de uma comunicação própria, autêntica, antenada, próxima e pensada para ampliar e fortalecer a conexão com os consumidores.

 

Por Lia Fukuda, Gerente de Marca da NISSIN FOODS DO BRASIL




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos