Em parceria com o Grupo Equatorial, SENAI Amapá inicia capacitação profissional dedicada às mulheres
Por meio do Programa Escola de Eletricistas, foi formada uma turma exclusiva para o público feminino
Nesta segunda-feira, 18, foi realizada aula inaugural do Programa Escola de Eletricistas da CEA Equatorial em parceria com o SENAI Amapá e com a 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Nesta edição, há uma turma composta por 25 mulheres e outra mista, totalizando 50 novos estudantes. A iniciativa visa incentivar a representatividade feminina e a igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.
A capacitação gratuita vai qualificar eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. Esta é a 2ª Edição da Escola de Eletricistas 2023, direcionada para jovens e adultos maiores de 18 anos.
A Executiva de Comunidade e Varejo do Grupo Equatorial Energia no Amapá, Geaneide Vilhena, representou o presidente da empresa. Ela deu boas vindas a todos, e destacou o fato de a instituição estar com uma turma exclusiva para mulheres.
“O processo seletivo é bastante intenso e por isso parabenizamos os alunos que hoje iniciam esta nova jornada. Esse é um momento significativo para o nosso grupo, sobretudo por estarmos iniciando nossa primeira turma de mulheres que irão enfrentar um novo desafio: ingressar no setor elétrico, um importante caminho para ampliar a participação feminina num ambiente profissional predominantemente masculino”, frisou.
Taiane Fernandes, aluna da Escola de Eletricistas, disse que teve curiosidade em se inscrever no curso, visto que as vagas para seguir a carreira são mais ocupadas por homens do que por mulheres. “Sempre tive interesse em trabalhar nesse segmento e quando me deparei com a oportunidade, abracei imediatamente. O SENAI e a Equatorial estão me proporcionando a chance de me capacitar e de entrar num mercado de trabalho bastante aquecido”, pontuou.
O gerente de Educação e Tecnologia do SENAI, Pedro Fauro, lembrou que uma história de sucesso se escreve com atitudes diárias e salientou que uma nova carreira fará grande diferença na vida de todos os participantes.
“Esse curso reforça que as mulheres podem ocupar a posição profissional que elas desejarem. Essa parceria não se trata apenas de um processo de qualificação, mas também, de valorização. O SENAI sempre as acolherá e as ajudará, oferecendo apoio, além de formação. Deem valor a essa oportunidade, pois vocês estão cursando uma capacitação exclusiva”, finalizou.
Sobre o curso
A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas de aulas profissionalizantes e 112 horas de aulas comportamentais. A duração do curso é de três meses e meio. Durante esse período é ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.
Além das matérias específicas, os estudantes desenvolvem habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida, ampliando a empregabilidade dos participantes. Esse ano, a Escola de Eletricistas conta também, com aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT’S), que possuem redes elétricas didáticas construídas para o curso.