Santana contra queimadas
Você sabe o que fazer para evitar as queimadas durante este período seco?
O Brasil está enfrentando uma intensa onda de calor, o que resulta em vegetação cada vez mais seca e propícia a incêndios. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Amapá, (CBM), equipes são acionadas diariamente para extinguir focos de incêndio em áreas vegetativas.
Consciente desse perigo, a Prefeitura de Santana está adotando medidas e orientando a população sobre cuidados e prevenções. É importante lembrar que queimar lixo em áreas urbanas constitui crime, sujeito a multas e até detenção, conforme a Lei de Crimes Ambientais número 9605/98, artigo 54.
A Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente elaborou algumas dicas e orientações para prevenir incêndios no município:
• Evite queimar lixo doméstico, como papel, recipientes de plástico e folhas secas, principalmente em locais próximos a áreas vegetativas.
• Para fumantes, não descarte pontas de cigarro acesas em áreas vegetativas, principalmente nas margens das rodovias JP e Duca Serra.
• Se possível, enterre as folhagens
• Coloque folhas secas em sacos plásticos para que as equipes de limpeza possam recolhê-las.
O secretário Helder de Lima, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação, ressalta a importância da colaboração da população no combate a esse problema.
“Este deve ser um esforço coletivo, já que todos estão sendo afetados pelos incêndios. A fumaça que invade a cidade prejudica a saúde das pessoas, causando problemas respiratórios, e, é claro, afeta diretamente o meio ambiente. Devemos considerar que o período seco está se prolongando, e com os incêndios, a situação piora. Se cada um fizer a sua parte, podemos amenizar esse problema. Nossas equipes estão trabalhando diariamente na prevenção e conscientização", afirmou Lima.
Em caso de denúncia, entre em contato pelos números:
CMA (96) 99128-7002 96 99176-7015
Por Keila Góes