Divulgação
Confira 3 red flags indispensáveis para quem lida com startups

Confira 3 red flags indispensáveis para quem lida com startups



Você sabe o que são as “red flags”? Conhecidas como bandeiras vermelhas, esta expressão pode ser utilizada para diversas sinalizações, dependendo do segmento em que é aplicada. No contexto do mercado financeiro, costuma ser popular e está associada aos riscos de um negócio. Isto é, trata-se do potencial de preocupações que um determinado ativo pode trazer aos investidores, sejam eles administrativos, fraudes ou erros nos relatórios contábeis, por exemplo. 

Para Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, a melhor plataforma de investimento em startups do país, eleita pelo Startup Awards 2022, as red flags são balizadores importantes que todo investidor anjo precisa saber. “São vistos como sinais de alerta, ou seja, elementos principais para avaliar na hora de tomar uma decisão entre investir ou não em uma startup. Por isso, é fundamental entender quais os sinais poderão paralisar uma possível negociação e ficar atento às premissas básicas para trazer mais segurança para o investimento, explica.

Nesse sentido, podemos afirmar que o conceito em suma se aplica para situações não tão desejáveis no contexto dos investimentos e, justamente por isso, pode afastar o interesse dos investidores. E identificar esses sinais de alerta pode previamente auxiliá-los, a fim de evitar armadilhas comuns e, consequentemente, compreender melhor tanto a atual situação da startup como o futuro, alterando assim a rota no meio do caminho, caso necessário.

Visando auxiliar empresários e fundadores, Amure Pinho destacou abaixo três bandeiras vermelhas, que devem ser sinais de alerta para seguir com a negociação de investimento em uma startup. Confira:

Captable ruim: Primeiramente, nada mais é do que a descrição da participação de cada um dos sócios, dentro de uma startup. No começo do começo do negócio, pode até ser simples administrar as participações, mas à medida que sócios, investidores e advisors entram, essa conta pode ficar complicada. Um captable ruim é aquele onde o time fundador não detém mais a maior parte do seu negócio ou pessoas que já não contribuem ativamente para o negócio detém um percentual significativo. Isso dificulta muito lá na frente, na hora de rodadas de investimento mais robustas ou venda da startup, e por isso, acaba afastando investidores anjo.

 

Informações escondidas: A relação entre investidores e fundadores precisa ser a mais transparente possível, desde o começo. É fundamental que investidores acompanhem os relatórios e números mensalmente do negócio e que o fundador sinalize qualquer problema e compartilhe, especialmente, as partes ruins. Uma red flag importante é quando essa relação não é transparente ou quando a análise tributária ou jurídica (a chamada "due diligence") aponta problemas graves que não eram do conhecimento do investidor. 


Founder ausente: O sucesso de uma startup, especialmente na fase de crescimento depende muito do fundador e da sua liderança e para isso, o fundador precisa estar 100% dedicado ao negócio. Startups que não são a principal atividade do fundador são um importante alerta vermelho de que provavelmente, ainda não estão prontas para esse momento da captação.


Sobre Investidores.vc - Investidores.vc é uma plataforma de investimento anjo que atua em três principais frentes: Educação e Formação de novos investidores anjo para o mercado de startups, Liderança no Pool de Investidores, realizando rodadas junto ao investidores formados e com Tecnologia, através de sua plataforma própria que auxilia na gestão da jornada de captação - transformando de forma simples e prática a relação entre investidores e empreendedores, sobre tudo o que precisa ser feito antes, durante e depois de um investimento anjo.

Idealizado, em 2019, por Amure Pinho, empreendedor há mais de 20 anos no mercado e investidor em mais de 45 startups, o Investidores.vc já conta hoje com um pool de mais de 350 membros, mais de R$25 milhões captados e 8 exits realizados.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos