Governo do Estado realiza reunião de alinhamento sobre lançamento da plataforma "Emprega Amapá"
Solução tecnológica visa proporcionar melhor conexão entre empresas e trabalhadores para preenchimento de vagas de emprego.
Nesta terça-feira, 22, o Governo do Estado realizou uma reunião de alinhamento para tratar sobre o lançamento da plataforma “Emprega Amapá”, que será uma ferramenta digital para anunciar e ofertar oportunidades de emprego à população amapaense, de uma forma simples, clara e direta.
A proposta da plataforma é potencializar o serviço de intermediação entre empresas e trabalhadores, que já é feito pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Amapá, com atualização diária das vagas disponíveis no mercado de trabalho local. A previsão é que a plataforma seja lançada ainda em 2024.
Jéssica Lacerda, subgerente do Sine Amapá - Foto: Kelison Neves/GEA
“Com certeza esta plataforma será uma forma mais acessível para os trabalhadores que estão em busca de emprego, mas às vezes não têm condições de ir até o Sine para saber quais vagas estão disponíveis”, destacou a subgerente do Sine Amapá, Jéssica Lacerda.
Segundo a empresa MSB Tecnologia, contratada para desenvolver a plataforma e que possui mais de oito anos de experiência no estado desenvolvendo softwares, a “Emprega Amapá” será um espaço virtual completo, onde tanto empresas e candidatos poderão ofertar os serviços que realizam ou vagas que estão disponíveis.
“Ela vai conectar candidatos, empresas e o próprio Sine no processo de disponibilização de vagas e contratação dessa mão de obra. Então, será uma plataforma que vem para criar essa conexão, facilitando não só a agilidade, mas também desburocratizando esse processo”, pontuou o gerente geral da MSB Tecnologia, Jorge Queiroz.
Jorge Queiroz, gerente geral da MSB Tecnologia - Foto: Kelison Neves/GEA
Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), o projeto surgiu com o intuito de fortalecer o mercado de trabalho amapaense e dar maiores oportunidades para quem está começando a carreira profissional. O desenvolvimento da plataforma conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).
“A tecnologia representa um diferencial para a sociedade atual e para o desenvolvimento, por isso, nós temos certeza que a intermediação de mão de obra no estado por meio dessa plataforma vai permitir aos jovens, que já são muito familiarizados com o mundo digital, usem a internet para encontrar o emprego que procuram. Tudo isso, de forma simples, rápida e prática”, enfatizou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade.
Por Kelison Neves