Governo do Amapá realiza pesquisa de faturamento dos empreendedores durante a Festa de São Tiago
Serão mensurados alimentos, bebidas e artesanato comercializados no festejo.
O Governo do Estado vai aplicar uma pesquisa de Faturamento e Ocupações Temporárias entre os empreendedores populares, artesãos e trabalhadores manuais que trabalharão na programação dos 247 anos da Festa de São Tiago, no distrito de Mazagão Velho. O levantamento será realizado a partir de quarta-feira, 24, com o objetivo de mensurar quanto estes três segmentos irão movimentar em vendas.
Técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) coletarão diariamente os dados do faturamento, da atividade desenvolvida, empregos temporários gerados direta e indiretamente e o perfil do empreendedor. A ação vai se concentrar na praça de alimentação, espaço do artesanato e manualidades.
“É um levantamento sócio econômico que abrange vendas, perfil do empreendedor e o que ele comercializa. Os dados coletados permitem ao Governo do Estado ter uma radiografia, por exemplo, de quanto a festividade movimenta em dinheiro para estes segmentos", esclareceu o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.
Realizada desde 1777, a Festa de São Tiago é uma das maiores manifestações culturais do Amapá. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de São Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado dos cristãos na guerra contra os mouros. Esta tradição, trazida da África, no século XVIII, completa 247 anos em 2024.
A programação encerra em 28 de julho, com o apoio do Governo do Amapá, da prefeitura de Mazagão, e é realizada pela comunidade local, em parceria com o Instituto Cultural da Festa de São Tiago.
Sede do Governo do Amapá
Pelo segundo ano consecutivo, a sede administrativa do Governo do Amapá foi transferida, de maneira simbólica, para a Vila de Mazagão Velho, a exemplo de 2023. As decisões e atos do executivo estadual estão sendo tomadas e assinadas no Palácio Rio Mutuacá, espaço físico construído para essa finalidade e utilizado pelo Município durante o ano.
Por João Clésio