Pesquisa indica que risco de câncer de mama em mulheres obesas é 42% maior em comparação com pacientes que realizaram cirurgia bariátrica. Créditos: Envato
Bariátrica pode reduzir risco de câncer de mama em mulheres obesas

Bariátrica pode reduzir risco de câncer de mama em mulheres obesas

Excesso de peso facilita aumento de células cancerígenas e reduz benefícios da quimioterapia


A obesidade é fator agravante para muitas doenças e o câncer não é exceção. Uma pesquisa realizada com 69 mil mulheres canadenses e publicada na JAMA Surgery indica que o risco de incidência do câncer de mama em mulheres obesas é 42% maior em comparação com pacientes que eram obesas, mas que haviam passado por cirurgia bariátrica.

A oncologista do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) e do Hospital São Marcelino Champagnat, Aline Vieira, explica que o excesso de peso leva ao estado pró-inflamatório crônico das células, tornando-as resistentes à insulina no organismo.

“O desenvolvimento do câncer ocorre quando as células de defesa, além de atacar as de gordura, atacam as células de defesa do organismo. Isso favorece tanto o desenvolvimento quanto o crescimento do tumor”, explica a médica. Estudos também indicam que o alto índice de massa corporal reduz os benefícios da quimioterapia no tratamento e aumenta as chances de recidiva do tumor. 

 

Bariátrica

No que diz respeito à cirurgia bariátrica, pesquisas mais recentes sugerem que ela pode ter um efeito protetor, reduzindo o risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres, além de ajudar na perda de peso e diminuir a possibilidade do surgimento de outras doenças.

Um estudo publicado em 2020 no periódico Annals of Surgery mostrou uma redução na incidência do câncer de mama após a cirurgia para redução de peso. A pesquisa acompanhou mais de 100 mil mulheres obesas ao longo de  dez anos e descobriu que aquelas que fizeram cirurgia bariátrica reduziram em 33% o risco de desenvolver câncer.

Segundo o cirurgião bariátrico do Hospital São Marcelino Champagnat, Caetano Marchesini, o bypass gástrico é o procedimento mais associado à perda de peso e tem apresentado resultados significativos na redução dos casos de câncer de mama.

“Estudos científicos demonstram uma correlação positiva entre a cirurgia bariátrica e a diminuição do risco de desenvolvimento desse tipo de câncer”, explica o cirurgião. “A obesidade está fortemente relacionada ao aumento da produção de hormônios femininos, o que pode promover o crescimento de células cancerígenas. Além disso, outras doenças também relacionadas à obesidade,  como a resistência à insulina e diabetes tipo 2, síndrome metabólica, inflamação crônica e alterações hormonais, podem interferir no câncer de mama. No entanto, a relação entre obesidade e câncer de mama é complexa e ainda não está completamente compreendida.”, ressalta Marchesini.

Especialistas alertam que, mesmo com as novas possibilidades e avanços no tratamento com a cirurgia bariátrica, o autoexame das mamas e visitas regulares ao ginecologista são fundamentais para a detecção precoce da doença. Além disso, a manutenção do peso e estilo de vida saudável ajudam a reduzir surgimento do câncer e diversas doenças. 




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos