"Indescritível trazer a medalha para meu Estado", diz aluno-atleta amapaense que ganhou ouro nos Jogos Escolares Brasileiros
Jorge Henrique, de 12 anos, participou da modalidade wrestling de até 44 kg, na série ouro, garantido sua vaga para disputar o campeonato sul-americano, na Colômbia.
Com o apoio do Governo do Estado, alunos-atletas estão tendo a oportunidade de participar dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-14, em Pernambuco. Entre os destaques da delegação amapaense, está Jorge Henrique, medalhista de ouro na modalidade de wrestling greco-romana. Com a vitória, o jovem garantiu sua vaga nos Jogos Sul-Americanos, que acontecem ainda em 2024, na Colômbia.
Jorge, que competiu a categoria de até 44 kg, na série ouro, ocupa também o primeiro lugar no ranking nacional brasileiro de wrestling. Ele pratica o esporte desde os cinco anos, incentivado por sua família. Agora, aos 12, o atleta amapaense celebra mais uma conquista importante em sua carreira.
“É uma emoção indescritível trazer essa medalha para o meu estado. Eu sempre acreditei que poderia chegar longe, mas vencer essa competição nacional e garantir uma vaga no sul-americano é algo que supera as minhas expectativas. Eu só tenho a agradecer à minha família, aos meus treinadores e a todos que me apoiaram”, agradeceu Henrique, animado.
Competição de wrestling durante os Jogos Escolares Brasileiros Sub-14 - Foto: Bianca Castro
O atleta começou no projeto social do 2º Batalhão da Polícia Militar, denominado “Nocauteando as Drogas e Finalizando a Violência”, desenvolvido com apoio do Governo do Estado. O pai e treinador do atleta, assim como coordenador do projeto, o major Wanderson, também conhecido como “Mestre Panda”, agradeceu a parceria do Governo do Estado e da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel).
“Sem o apoio do Governo do Estado, seria muito mais difícil para nós chegarmos aqui. Desde pequeno, eu via que o 'Pandinha' tinha um talento natural para a luta. Ele sempre foi muito dedicado e determinado. Não é fácil conciliar a vida de pai e treinador, mas ver o sucesso dele hoje é a maior recompensa que eu poderia ter”, contou o treinador.
Jogos Escolares
A delegação amapaense embarcou na sexta-feira, 20, para disputar os Jogos Escolares Brasileiros Sub-14, em Pernambuco. A equipe conta com 266 integrantes, que seguirão até o dia 2 de outubro no torneio. Os atletas-alunos que garantiram as passagens para os Jogos Escolares Brasileiros Sub-14 conquistaram essa oportunidade após vencerem a fase estadual dos Jogos Escolares Amapaenses 2024, realizada em agosto, em Macapá.
As passagens foram entregues pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade) e Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A iniciativa faz parte do Plano de Governo da atual gestão, que busca apoiar práticas esportivas para promover a transformação social.
Por Mikhael Santos