Presidente do TRE Amapá participa do 83° Coptrel em Recife
O evento reúne os presidentes dos TREs de todo o Brasil, além de diretores-gerais e secretários de Tecnologia da Informação.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá marcou presença na 83ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), realizado na Escola da Magistratura de Recife entre os dias 23 e 25 de novembro. Durante o evento, os presidentes dos 27 TREs do Brasil abordaram diversos temas relacionados à Justiça Eleitoral, incluindo a preparação para as eleições municipais de 2024.
O presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, apresentou durante a reunião as boas práticas implementadas para promover a inclusão dos povos indígenas no processo eleitoral do estado. Ele destacou especialmente o projeto de formação continuada de professores indígenas, realizado em outubro na Terra Indígena Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari. O presidente enfatizou a iniciativa da Justiça Eleitoral amapaense em preparar os indígenas para participar não apenas como eleitores, mas também como candidatos.
João Lages ressaltou a importância de avançar na demarcação política, além da territorial, dos povos indígenas. Ele expressou a crença de que nas próximas eleições já haverá representantes dos povos indígenas aptos a exercerem mandatos em suas zonas eleitorais. O desembargador apresentou um vídeo que registra atividades na Aldeia Aramirã, incluindo uma sessão judiciária itinerante e uma audiência pública, onde os indígenas puderam apresentar seus problemas diretamente a representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Além dos presidentes, os diretores-gerais, secretários de Tecnologia da Informação e assessores de comunicação de todos os regionais também tiveram reuniões de trabalho no COPTREL. Representando o TRE Amapá estavam a secretária judiciária Mylene Lages, o secretário de Tecnologia da Informação Emanoel Flexa, a assessora institucional da presidência Alessandra Gusmão, e as assessoras de comunicação Soraia Carvalho e Benedita Monte.