Thiago Campaz, CEO e cofundador do VExpenses
Como evitar fraudes na gestão de despesas das empresas? Executivo lista três dicas

Como evitar fraudes na gestão de despesas das empresas? Executivo lista três dicas



Gerenciar o setor financeiro de uma empresa nunca foi tarefa fácil. Afinal, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, o gestor precisa estar 100% atento a tudo o que acontece, a fim de evitar que casos de fraudes e corrupção, por exemplo, atinjam a organização. 

Diante desse cenário, umas das principais dúvidas que costumam surgir é: como eu posso evitar casos de fraudes financeiras? Para ajudar a esclarecer essa questão, Thiago Campaz, CEO e cofundador do VExpenses, plataforma especializada na gestão de despesas corporativas, listou abaixo algumas dicas para lidar com esse desafio. Confira! 

 

Estruture uma área de compliance: Para evitar casos de fraude e corrupção, um ótimo primeiro passo é investir em uma equipe responsável pela gestão de compliance de toda empresa. Assim, esta equipe ficará encarregada de fazer uma ponte entre os demais setores e o gestor, além de analisar quais são os riscos de fraudes que a organização está sujeita a sofrer. 

 

Faça um monitoramento dos riscos: O gerenciamento dos riscos não é um trabalho pontual! E, sim, algo que requer esforços contínuos. Por isso, peça para a equipe de compliance acompanhar e avaliar se as atuais soluções para mitigar os riscos estão sendo eficazes ou se é necessário algum tipo de modificação. 

 

Coloque a governança corporativa em prática: Ter uma área de compliance não vai adiantar se as normas e diretrizes dos processos da empresa não estiverem bem definidas e divulgadas. Em se tratando de despesas corporativas, as políticas de gastos da empresa são de extrema importância. Se a sua empresa ainda não tem uma, crie-a imediatamente!

 

Aposte no uso de tecnologias de ponta: A tecnologia está aí para ser usada a seu favor e da empresa! Isto é, implementar plataformas de gestão financeiras que permitam, em um único lugar e em tempo real, gerenciar todas as despesas dos funcionários é a principal arma contra as fraudes corporativas. Dessa forma, é possível monitorar e se prevenir contra riscos financeiros, além de facilitar a prestação de contas.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos