Carros autônomos e transporte por aplicativo inteligente: o futuro da mobilidade urbana com o 5G

Carros autônomos e transporte por aplicativo inteligente: o futuro da mobilidade urbana com o 5G

A quinta geração da internet é capaz de conectar até um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado simultaneamente; especialista aponta as principais projeções da tecnologia para a mobilidade


A tecnologia 5G é um dos avanços mais esperados para a próxima geração de mobilidade urbana inteligente. A rede já está disponível em boa parte do território nacional, apta para atender 40% da população, segundo dados da Anatel. Com a quinta geração da rede móvel, a mobilidade urbana pode se tornar muito mais inteligente e segura.

Os veículos conectados ao 5G poderão receber informações ainda mais precisas, em tempo real, sobre o tráfego, as condições das estradas e os pontos de interesse próximos. Além disso, as cidades inteligentes podem usar o 5G para gerenciar o tráfego de forma mais eficiente, reduzir congestionamentos e melhorar a segurança dos motoristas e pedestres.

“Se com o 3G e o 4G já tivemos grandes avanços na comunicação de motoristas e centrais de controle, para averiguar acidentes e trânsito, por exemplo, com o 5G isso ocorrerá de forma muito mais rápida e eficaz. A velocidade, segundo a Anatel, é até 20 vezes maior”, destaca Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística e dona da Machine, software para criação de aplicativos de transporte e de entregas presente em mais de 1.400 cidades no Brasil.

O executivo destaca que a nova tecnologia vai trazer impactos significativos para a mobilidade urbana, entre outras razões, devido à alta conectividade do 5G. “Os números do Ministério das Comunicações mostram que, enquanto o 4G consegue conectar até dez mil dispositivos por quilômetro quadrado simultaneamente, o 5G suporta até um milhão. Imagine o impacto disso no transporte por aplicativo em grandes aglomerações, como saídas de shows e jogos de futebol”, pontua Muniz.

Outra aplicação citada pelo especialista são os carros autônomos, que, conectados, poderão gerar um trânsito mais seguro e inteligente. Eles serão capazes de se comunicar em tempo real com os passageiros e outros veículos nas vias de trânsito, com recursos como internet de alta velocidade e informações em tempo real sobre o status dos serviços de transporte.

“Grandes empresas já trabalham no desenvolvimento de carros autônomos. Na Europa, por exemplo, existe uma espécie de teledriving, onde o motorista dirige de um lugar distante um carro vazio. Por mais que a circulação de carros 100% autônomos ainda não seja comum, já estamos caminhando para essa realidade, e o 5G deve auxiliar este processo”, comenta o executivo.

 

Maior alcance do transporte por aplicativo no interior 

Uma das demandas atribuídas ao vencedor do leilão do 5G foi a de que o 4G fosse implementado ao longo de mais de 35 mil quilômetros de rodovias federais, promovendo uma melhor conexão em cidades menores, que atualmente sofrem com limitações devido à má internet. Segundo Muniz, isso também será positivo dentro do setor da mobilidade.

“Esse novo patamar de internet em cidades que ainda não dispunham nem do 4G será fundamental, já que os serviços de transporte privado estão ganhando força em muitas regiões do interior do país. A Gaudium, por exemplo, tem clientes em mais de 1.400 municípios, muitos deles fora das áreas metropolitanas. Quanto melhor e mais estável a conexão, maior será o alcance do transporte por aplicativo e a qualidade dos serviços", finaliza o CEO.

Já presente em 487 municípios, o 5G deve estar disponível em todas as cidades com população superior a 30 mil habitantes antes de 2030.

 

Sobre a Gaudium

Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, foi eleita em 2022 a 2° melhor pequena empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro e uma das 150 do Brasil pela Great Place to Work e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, portal de conteúdo sobre tecnologia, negócios e mobilidade, e do Mr. Frete, um site de busca por empresas de motoboy.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos