Reprodução/ PortalPNE
Enem terá mudanças na matriz curricular a partir da edição de 2027

Enem terá mudanças na matriz curricular a partir da edição de 2027



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou um edital no Diário Oficial da União para a seleção de profissionais da educação que irão compor o Banco Nacional de Itens (BNI). Esses profissionais serão responsáveis pela elaboração das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2026.

Com a recente aprovação da Reforma do Ensino Médio, o Enem passará por ajustes a partir de 2027, quando o novo modelo de ensino médio estará em pleno funcionamento. O exame deverá ter um formato adaptado, com uma parte focada na formação básica e outra destinada a questões discursivas, de acordo com o itinerário escolhido pelos alunos. A prova de redação continuará sendo obrigatória para todos os participantes.

As provas do Enem 2023 já foram concluídas pela equipe técnica do Inep. O próximo passo é a impressão dos cadernos de questões e o armazenamento das provas em São Paulo, antes da distribuição para todo o país. Os cartões de locais de prova serão divulgados a partir de 7 de outubro na Página do Participante.

A aplicação das provas ocorrerá em duas datas: 3 de novembro para Ciências Humanas, Redação e Linguagens, e 10 de novembro para Ciências da Natureza e Matemática. O gabarito será publicado em 20 de novembro, às 14h. O resultado será divulgado em três etapas: 13 de janeiro para concluintes do ensino médio, 13 de março para demais candidatos, e uma data a ser definida para o espelho da redação e a vista pedagógica.

 

Fonte: PortalPNE




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos