Governo do Estado premia 18 trabalhos estudantis apresentados na 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá
Cerimônia de premiação acontece na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, nesta sexta-feira, 27, às 13h30.
A 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) chega ao fim nesta sexta-feira, 27. Os 18 melhores trabalhos apresentados ao longo do evento serão premiados na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá. O governador Clécio Luís, a secretária de Educação, Sandra Casimiro, e outras autoridades estarão presentes.
Os prêmios serão entregues aos três trabalhos de maior destaque em cada uma das seis categorias: ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos e educação especial. Os projetos premiados receberão troféus, credenciais para outras feiras e um valor em dinheiro que chega até R$ 6,5 mil. No total, o Governo do Amapá investe R$ 80 mil nos prêmios para incentivar a ciência na educação básica.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou a importância da feira em um vídeo divulgado nas redes sociais.
“A 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá visa desenvolver e fortalecer o protagonismo estudantil, o desenvolvimento das ciências e a orientação por parte dos professores da rede estadual e das redes municipais”, reforçou a gestora.
Um dos projetos inovadores em exibição é apresentado pela jovem cientista Fernanda Karo, da Escola Estadual Reinaldo Damasceno. No mesmo vídeo, ela fala sobre o trabalho científico.
“A gente criou um protótipo utilizando cano de PVC para coletar a água do gotejamento das centrais de ar que foi armazenada em uma caixa d'água de 360 litros e em uma caixa d'água de 150 litros. A gente levou essa água para análise e ela está propícia para uso humano. Também é viável financeiramente para a escola”, explicou a estudante Fernanda.
A feira se destaca como o maior evento científico da rede estadual de ensino, com projetos que abrangem diversas áreas, incluindo acessibilidade, meio ambiente e biologia.
A cerimônia de premiação ocorre às 13h30 na Escola Estadual Tiradentes, localizada na Av. FAB, 128, bairro Santa Rita.