Unifap oferta 30 vagas no primeiro vestibular do curso de Psicologia

Unifap oferta 30 vagas no primeiro vestibular do curso de Psicologia

Inscrições iniciam dia 30 de agosto. Candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022 ou 2023.


A Universidade Federal do Amapá (Unifap) publicou nesta terça-feira, 27, o edital do processo seletivo do curso de Psicologia, que será ofertado pela primeira vez pela Instituição. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 30 de agosto a 13 de setembro, exclusivamente no site https://depsec.unifap.br/concursos/.

CONFIRA O EDITAL DE SELEÇÃO

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas. Das vagas ofertadas, 25% são destinadas à ampla concorrência e 75% são reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.

Para concorrer às vagas do processo seletivo, o(a) candidato(a) deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022 ou 2023 e ter concluído o ensino médio ou equivalente até o período de habilitação e matrícula, caso seja aprovado(a).

Os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio ou equivalente em escolas que estejam situadas no Amapá ou no Pará, especificamente da mesorregião do Marajó e do município de Almerim, terão um bônus de 20% sobre o resultado obtido no Enem 2022 ou 2023.

O resultado final do certame está previsto para o dia 1º de outubro de 2024.

Lançamento
Uma cerimônia de lançamento marcou a publicação do edital de seleção do Processo Seletivo Especial de Psicologia. Participaram do momento gestores da Unifap, docentes da nova graduação, representantes do Conselho Regional de Psicologia – Seção PA/AP (CRP-PA/AP) e membros da comunidade acadêmica da Universidade.

“A gente sabe que será um processo seletivo bem concorrido porque a procura será grande, pois a psicologia desempenha um papel muito importante para a promoção do bem-estar e atende, também, a crescente demanda de profissionais que o estado do Amapá necessita. Hoje nós temos um corpo docente muito bem qualificado (…) Eu desejo a este curso (…) sucesso e vamos fazer com que ele seja mais um curso que renda bons frutos pra nossa Instituição”, ressaltou em seu discurso o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos.

Em seu discurso, o coordenador da graduação, Prof. Dr. Arlan Amanajás Pinto, observou que a intenção é fazer um curso que possa aproximar, cada vez mais, a psicologia da comunidade. “A psicologia no estado do Amapá ainda é nova e a gente precisa fortalecer esse campo, no qual a todo instante aparecem novas demandas e a gente precisa de profissionais para atender essas demandas. (…) A ideia é trabalhar a interdisciplinaridade, aproximar outros profissionais que nós precisamos para fomentar a saúde e promover bem-estar; bem-estar envolve todas as áreas”, disse.

A vice-coordenadora de Psicologia, Profa. Dra. Norma Iracema de Barros Ferreira, enfatizou a sólida formação que os docentes do curso possuem para socializar o conhecimento com os novos acadêmicos da graduação. “Nós estamos hoje aqui, reunidos, no sentido de fortalecer a psicologia como profissão e, principalmente, fazer a universidade pública cumprir esse seu papel social de ofertar um curso que é uma demanda muito grande e agora conseguimos ter maturidade suficiente para oferecer um curso à medida do que é exigido (…)”, afirmou.

Participaram também da mesa de cerimônia a vice-diretora do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS), Profa. Dra. Viviane Cristina Cardoso Francisco; o diretor do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (Depsec), Prof. Dr. Ronaldo Manassés Rodrigues Campos; e a representante da diretoria do Conselho Regional de Psicologia – Seção PA/AP, Adriana Ribeiro.

Adriana agradeceu o convite para participar da cerimônia e apontou que o lançamento do vestibular de Psicologia era um momento ímpar para a área no estado do Amapá, relembrando que hoje é o Dia do Psicólogo. “Com a Psicologia na Unifap, responder para a sociedade as demandas mais contemporâneas de gênero, de raça e das nossas amazonicidades. Que a gente possa desenvolver uma psicologia com um jeito tucuju”, aditou.

Sobre o curso – O Bacharelado em Psicologia será presencial, no campus universitário Marco Zero do Equador (Macapá-AP). A graduação terá duas ênfases: a primeira focaliza a promoção da saúde e a prevenção de doenças, enquanto a segunda volta-se às experiências em educação, assistência social e segurança pública. A matriz curricular está organizada em 4.605 horas, distribuídas em cinco anos de estudo a serem executados em regime de tempo integral, nos turnos vespertino e noturno.

Serviço
Processo Seletivo Especial de Psicologia

Inscrições gratuitas de 30 de agosto a 13 de setembro, exclusivamente no site https://depsec.unifap.br/concursos/. Edital de seleção está disponível em https://depsec.unifap.br/concursos/processos/66cd418ad0193287ea358eaa.

Por Jacqueline Araújo (Jornalista - DRT/PA 2633)


Veja fotos






O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos