Belém recebe evento sobre desafios do jornalismo local na região Norte

Belém recebe evento sobre desafios do jornalismo local na região Norte

Evento promovido pela Ajor (Associação de Jornalismo Digital) mobiliza jornalistas e estudantes para debater temas como sustentabilidade financeira e audiência.


Nesta sexta e sábado, 29 e 30 de novembro, acontece na cidade de Belém o Encontro da Rede da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) na região Norte do Brasil. O evento vai reunir jornalistas, estudantes e lideranças de iniciativas de jornalismo associadas à Ajor para discutir estratégias de sucesso já implementadas por organizações jornalísticas na região, com foco em sustentabilidade financeira e desenvolvimento de audiência, além de fortalecer na região a colaboração entre as profissionais, organizações de jornalismo e também com universidades. 

Em 2023, o Atlas da Notícia, estudo anual sobre iniciativas de jornalismo no Brasil, indicou uma redução inédita no número de municípios considerados “desertos de notícias” no Norte do país. Nesse contexto, o jornalismo tem se mostrado essencial para a cobertura de temas críticos na região, como o desmatamento ilegal, conflitos territoriais e fundiários, a crise climática, o garimpo, a urbanização precária, a violência urbana, entre outras pautas. 

Para a diretora-executiva da Ajor, Maia Fortes, o encontro é fundamental para contribuir com o fortalecimento do ecossistema jornalístico na região Norte. “A expansão de iniciativas no Norte também se refletiu em um aumento do número de associadas, o que instiga nossa responsabilidade coletiva de pensar soluções para os desafios comuns às organizações jornalísticas da região”, destaca. Apesar do cenário positivo de crescimento, a violência contra jornalistas, a insegurança e as dificuldades de financiamento são obstáculos que colocam em risco a liberdade de imprensa e a segurança dos profissionais do Norte do país. 

 

Especificidades da região

A Ajor vem dedicando um olhar especial ao ecossistema jornalístico da região Norte desde 2023, quando realizou a pesquisa "Panorama do Jornalismo Digital no Matopiba e Amazônia Legal". Segundo o estudo, 64% das novas mídias analisadas foram criadas após 2012, como o Tapajós de Fato (PA), a Gazeta do Cerrado (TO) e o Abaré Jornalismo (AM). A criação de cursos de jornalismo em universidades da região, como a Universidade Federal do Acre (UFAC) em 2011, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) em 2015 e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) em 2016, também contribuiu para a formação de novos profissionais da área e para o fortalecimento do jornalismo local. Essas iniciativas, em conjunto, criam um ambiente fértil para o desenvolvimento de um ecossistema jornalístico mais diverso e representativo. 

A pesquisa apontou ainda que as organizações de jornalismo do Norte também podem abordar os desafios da região sob novas perspectivas, o que confere um grande potencial para o jornalismo local. Para isso, no entanto, é fundamental o desenvolvimento de estratégias para garantir a sustentabilidade financeira, a qualificação profissional, a segurança dos jornalistas e a construção de um relacionamento mais profundo com a audiência – temas que serão abordados no encontro deste final de semana. Estarão presentes profissionais de jornalismo dos estados do Amazonas, Acre, Tocantins e Pará.

 

Serviço

Encontro da Rede da Ajor na Região Norte

Datas: 29 e 30 de novembro

Público: Jornalistas, professores, estudantes e organizações de jornalismo

Local das atividades (para pessoas já inscritas): Elephant Hub Coworking (Av. Governador José Malcher, 153, Nazaré, Belém-PA)

Informações para a imprensa: (21) 99810 0936 – Verônica Lima




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos