14ª Mostra Cinema Direitos Humanos se retrata após exibição inadequada a estudantes no Amapá
Filme com cenas de nudez e conteúdo erótico foi exibido para alunos de escola pública, gerando polêmica nas redes sociais e protestos de famílias e autoridades.
A 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que ocorreu no Amapá entre 19 e 22 de novembro, gerou uma grande repercussão nas redes sociais após a exibição de um filme com cenas de nudez e conteúdo erótico para estudantes de uma escola pública.
O evento foi organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e outros parceiros, com exibição das sessões no Cine Territorial (prédio anexo a escola).
O incidente ocorreu na Escola Estadual Barão do Rio Branco, onde a classificação indicativa do filme não estava de acordo com o conteúdo exibido, gerando indignação entre alunos e familiares. O vídeo, que circulou nas redes sociais, mostra estudantes gritando e expressando desconforto ao assistir às cenas inadequadas.
O caso provocou uma série de reações das autoridades locais. O governador do Amapá, Clécio Luís, manifestou-se pelo Twitter, afirmando estar "estarrecido" com o ocorrido e prometendo tomar as devidas providências para responsabilizar os envolvidos.
Por sua vez, o vice-governador Teles Júnior anunciou que um processo administrativo foi aberto para apurar o fato, além de encaminhar a situação ao Ministério Público e à Polícia Civil, destacando a gravidade da exposição de crianças a conteúdo inadequado.
A Escola Barão do Rio Branco, por meio de nota oficial, pediu desculpas pela exibição do filme e esclareceu que a classificação da Mostra foi feita com base na orientação da produção do evento. A organização do evento também se manifestou, oferecendo desculpas e eximindo a escola e a produção local de qualquer responsabilidade.
Nota de esclarecimento da Escola Barão do Rio Branco:
A Escola Barão do Rio Branco foi convidada para participar nos dias 19, 21 e 22 de novembro, da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos 2024, organizado, coordenado e realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Governo Federal, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) entre outros parceiros, com programação e exibição dos filmes no Cine Territorial (prédio anexo a escola).
Gostaríamos de esclarecer o que vem sendo divulgado nas redes sociais, sobre um vídeo, que apresenta cenas com conteúdo inapropriado para a idade, e que infelizmente ocorreu uma situação lamentável com o um curta metragem apresentado no turno da tarde (dia 19), sendo que a classificação das turmas foi realizada conforme a orientação da produção e coordenadores da Mostra de Cinema.
A Escola Barão do Rio Branco expressa sua total indignação e esclarece que a organização do evento pela 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos 2024, se responsabilizou pelo fato ocorrido e que está tomando todas as providencias pelo que vem sendo divulgado.
Segue abaixo a nota de retratação emitida pela Comissão Geral do Evento, assumindo sua responsabilidade pela produção apresentada aos alunos.
Direção e Coordenação Pedagógica
Nota de esclarecimento da produção da Mostra:
Vimos por meio deste trazer nosso sincero pedido de desculpas pela classificação indicativa apresentada para o filme Cidade; Campo, exibido no dia 19/11/24 na cidade de Macapá-AP, por não estar em conformidade com seu conteúdo.
Eximimos a escola Escola Estadual Barão do Rio Branco, assim como a produção local realizada pelo prof Aldrin de Santana de qualquer responsabilidade pelo ocorrido.
A classificação de um filme é critério definido pela empresa que o produz, e seguimos o orientado pela mesma. Agradecemos a compreensão de todos os envolvidos e estamos ajustando a classificação para uma que acreditamos ser mais adequada para o seu conteúdo.
Respeitosamente,
Produção da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Nota de esclarecimento da organização da Mostra:
A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos reitera seu compromisso com a promoção de conteúdos culturais que respeitem e dialoguem com diferentes públicos. No entanto, reconhecemos a inadequação da classificação indicativa apresentada para o filme Cidade; Campo, exibido no dia 19 de novembro de 2024, no Cine Teatro Territorial com alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá (AP).
Pedimos sinceras desculpas à comunidade escolar e ao público pelo ocorrido. Destacamos que houve um erro na atribuição da classificação indicativa do filme desta sessão específica e, a partir deste episódio, foi realizado uma reavaliação interna para adequação de forma
mais precisa ao seu conteúdo. É importante esclarecer que a escola e a produção local na cidade de Macapá, não têm qualquer responsabilidade sobre o ocorrido. Em respeito aos envolvidos, tomamos as seguintes medidas imediatas:
1. No dia 19/11, realizamos reunião imediata com a direção da escola e coordenação pedagógica, esclarecendo os fatos e nos comprometendo com o ocorrido. Enviamos uma nota oficial à escola com um pedido de desculpas formal isentando a Escola Estadual Barão do Rio Branco e o Cine Teatro Territorial de qualquer responsabilidade;
2. No dia 25/11, realizamos uma reunião com a diretoria da escola e pais de alunos, onde reforçamos nosso compromisso e apresentamos nossa posição com total transparência;
3. No mesmo dia 25/11, a escola, demonstrando sensibilidade e apoio, disponibilizou suporte para pais e alunos diretamente impactados pela situação.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos, e reafirmamos que continuaremos aprimorando nossos processos para que situações como essa não se repitam.
Atenciosamente,
Produção da 14a Mostra Cinema e Direitos Humanos
Coordenação de Comunicação
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos