(créditos: iStock)
Tipos de botijão de gás: qual o ideal para a minha necessidade?

Tipos de botijão de gás: qual o ideal para a minha necessidade?

Desde o botijão P2 até os cilindros de 20 mil kg, conheça cada tipo e qual sua aplicação


O botijão de gás é um dos itens universais em casas brasileiras que não são abastecidas através de gás encanado, e ele é utilizado principalmente para fornecer combustível para o fogão e aquecedores de água da casa. Porém, existem tipos diferentes de botijões de gás para diferentes finalidades que muitos podem desconhecer. Para sanar essas dúvidas, conheça mais sobre cada tipo de botijão e suas aplicações. Confira:

Para uso industrial

Os cilindros de gás, geralmente GLP (gás liquefeito de petróleo), são divididos em duas categorias: os cilindros portáteis, estes são móveis e podem ser substituídos quando estão vazios, e os cilindros fixos, estes não móveis e não são substituídos quando acaba o seu estoque, e sim preenchidos com um novo estoque.

Os tipos de botijões industriais:

P20: o cilindro P20 é utilizado exclusivamente em empilhadeiras movidas a gás, e sua construção é a única que permite que o GLP possa ser utilizado na posição horizontal – todos os outros modelos devem ser utilizados e transportados na vertical, quando cheios.

P45: o botijão P45 tem aplicações que podem ser tanto domésticas quanto industriais, e sua capacidade mediana de gás (45 kg) permite uma durabilidade maior do reservatório de gás para uma residência. Porém, ele também pode ser utilizado para abastecer comércios de pequeno e médio porte, como restaurantes, bares, hotéis, estufas e lavanderias que utilizam secadoras a gás.

P90: já o botijão de gás P90 é o maior modelo móvel encontrado no mercado. Esse tipo de botijão é utilizado majoritariamente para comércios de grande porte, como restaurantes movimentados, lavanderias industriais e indústrias em geral.

Além do P90, os cilindros passam a ser fixos, e suas capacidades podem variar entre 190 kg e 20 mil kg de gás liquefeito.

Para uso em pequena escala ou doméstico

No outro lado da gama de botijões de gás disponíveis no mercado, podemos encontrar os modelos mais adequados para uso doméstico ou em pequena escala. Entre os modelos, podemos identificar:

P2: o pequeno botijão P2 pesa apenas 2 kg e é o menor tamanho disponível no mercado; seu uso fica restrito a pequenos fogareiros e comércios móveis, como carrinhos de vendas de pipoca, churros, batata frita, etc.

P5: o modelo P5 é um pouco maior que o P2, podendo armazenar até 5 kg de gás. Seu porte pequeno é ideal para abastecer um pequeno fogão, muito indicado para quem cozinha pouco ou mora sozinho. Além disso, o P5 também pode ser utilizado em comércios móveis.

P13: por fim, o botijão de gás P13 é o mais vendido e conhecido pela população brasileira. Sua capacidade de 13 kg de gás atende uma família brasileira mediana por, aproximadamente, 30 dias, se for utilizado exclusivamente no fogão. No entanto, também pode ser utilizado para abastecer um aquecedor de água a gás ou um pequeno comércio, quando usado em conjunto com mais unidades.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos