Embrapa apresenta projeto de desenvolvimento sustentável do Amapá em Brasília
Comitiva participa de apresentação do Programa Somar em Brasília para promover desenvolvimento sustentável no estado.
Durante uma rodada de apresentações em Brasília, neste mês de março, a Embrapa esteve presente na comitiva do Governo do Amapá, que participou do "Programa Somar - Sustentabilidade no Ambiente Amazônico: integrando os biomas Amazônia e Costeiro Oceânico". A pesquisadora Sônia Maria Schaefer representou a Embrapa Amapá como integrante da equipe de coordenação do "Projeto Cenários para o Desenvolvimento Econômico Sustentável do Amapá", um dos três projetos do Programa Somar, juntamente com o Projeto Foz e o Projeto Sirênios. O Programa Somar é uma iniciativa colaborativa entre pesquisadores de diversas instituições e tem como ponto focal no Amapá a pesquisadora Claudia Funi, do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa).
O Projeto Cenários tem como objetivo gerar cenários de desenvolvimento, atuais e futuros, para subsidiar políticas públicas de apoio às cadeias produtivas da agricultura e do extrativismo, atraindo pessoas para o interior do estado de forma planejada, não destrutiva e inclusiva. A Embrapa propõe ações para estudar a biomassa e o mercado de créditos de carbono, mitigar as interferências antrópicas causadas pela presença de búfalos nas áreas úmidas do estado, espacializar informações e analisar cenários da agricultura familiar e do extrativismo no Amapá, além de propor manejo sustentável de recursos naturais e restauração de áreas degradadas, agregando valor e melhorando a qualidade de produtos da agricultura familiar e da biodiversidade.
Os objetivos do Projeto Cenários incluem conhecer as potencialidades e vulnerabilidades dos recursos naturais e das comunidades do Amapá frente às alterações naturais e antrópicas, entender o contexto no qual são desenvolvidas as cadeias produtivas da agricultura e do extrativismo para promover o uso sustentável dos recursos naturais e o pleno desenvolvimento da agricultura familiar, desenvolver estudos ambientais e sociais visando o turismo ecológico de base comunitária e pequenas cadeias produtivas associadas, contribuir para a segurança alimentar do Amapá, tornar o Amapá mais atrativo para investimentos e apoiar a formação contínua de jovens e fixação de agricultores e extrativistas na área rural do estado.
A comitiva foi organizada pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec) com o objetivo de proporcionar visibilidade ao estado do Amapá e alinhar apoios técnico, financeiro e político para a realização das atividades previstas nos projetos do Programa Somar. A equipe foi bem recebida em todas as instituições, e os projetos foram considerados de grande relevância e alinhados com as políticas públicas do Governo Federal e das demais instituições nas quais foram apresentados. Os integrantes da comitiva de trabalho em Brasília incluíram o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade, o presidente da Funcate, Josiel Arruda, pesquisadores do Iepa, da Embrapa
Com informações de Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá