Artesãos do Amapá expõem e comercializam na 6° edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura
A Fenacce é um evento que representa um mergulho profundo na riqueza cultural e artística do Brasil
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) promove exposição de artesãos do Amapá na Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce). A feira reúne artesãos do Brasil inteiro a fim de representar a riqueza cultural, criatividade e identidade do povo brasileiro. O evento aconteceu de 20 a 29 de setembro, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, das 15h às 22h.
A gestora do Projeto Tecendo Arte, Alessandra Martins, fala sobre a importância da feira. “Eventos como Fenacce servem para valorizar a cultura, tradição e identidade, além de apontar para os participantes formas e caminhos de receber o reconhecimento no mercado local e nacional, e é exatamente isso que o Projeto Tecendo Arte vem trabalhando com esses artesãos. A presença deles aqui, trazendo aspectos da cultura amapaense, é de extrema importância para a disseminação da nossa história cultural”, disse a gestora Alessandra Martins.
Fenacce
A Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) é um evento anual, que tem o objetivo ampliar as oportunidades e reconhecimento para os profissionais do setor de arte e cultura do país.
Nesta edição de 2024, o Sebrae Amapá participou com cinco (5) artesãos que representaram os contextos e referências culturais do estado, por meio de obras Maracá e Cunani e inspiradas na Fortaleza de São José de Macapá. Os artesãos, utilizaram como matérias primas principais, a madeira, fibras naturais, tingimento naturais e cerâmica.
Artesãos
Os artesãos selecionados para representar o Amapá na Fenacce 2024, foram Antônia Rodrigues, Celso Sales, Davi Campos, Joelma Lima e Zuleika Santos. Os artistas são dos municípios de Macapá, Mazagão, e uma indígena Galibi Marworno de Oiapoque.
A artesã Joelma da Silva, participante da Associação dos Artesãos da Cultura Maracá e Cunani de Mazagão velho, fala sobre a experiência de estar pela primeira vez fora do estado e expondo numa feira nacional. “Está sendo uma vivência muito grande para mim, o Sebrae tem nos dado total apoio, com o Projeto Tecendo Arte nossa expectativa está sendo cada vez maior; e acreditamos que daqui para a frente vamos ter várias outras oportunidades para participar de feiras nacionais”, declarou a artesã Joelma da Silva.
A indígena Zuleika Santos, ressalta a importância de estar representando sua etnia e cultura Galibi Marworno em outro estado. “É minha primeira viagem através do Sebrae, é de extrema relevância mostrar as marcas indígenas, de mostrar que uma mulher indígena pode ser empreendedora, e representando o meu povo. Eu espero poder estar em outras oportunidades como essa junto do Sebrae”, relatou Zuleika Santos.
Celso Valadares é dono do grupo familiar de artesanato e artigos decorativos VivArte. O artesão fala sobre a perspectiva que a feira traz para seu empreendimento. “A minha expectativa dessa feira é fazer novos contratos com outros estados, expandir o meu negócio, e espalhar a cultura do nosso estado”, finalizou Celso Valadares.
Coordenação
O Projeto Tecendo Arte é coordenado pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae no Amapá (UAC-CS), Vânia Chermont; e pela gestora do projeto, Alessandra Martins.
Por Fernanda Oliveira
Colaboração: Ana Yared