Foto: Divulgação/Iapen
Combate às facções: forças de segurança registram queda de 29% no número de homicídios no Amapá

Combate às facções: forças de segurança registram queda de 29% no número de homicídios no Amapá

Dados são comparados com o mesmo período de 2023. Operações ostensivas e repressivas, além da reestruturação do sistema penitenciário, ajudaram na estratégia de redução dos índices.


Por meio da implementação de políticas de vigilância, investigação, repressão e prevenção às ocorrências de crimes violentos, o número de homicídios no Amapá apresentou redução de 29% comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados apontam que, nos primeiros nove meses de 2023, foram 232 vítimas, e já em 2024, os registros caíram para 166.

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Os setores de inteligência também identificaram o aumento dos índices positivos pela reestruturação física do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), além do combate a comunicação ilícita do local, de onde saíam a maioria das ordens de homicídio.

Em 2024, os registros caíram para 166 vítimasEm 2024, os registros caíram para 166 vítimasFoto: Divulgação/Iapen

Entre as medidas de enfrentamento, está a construção da unidade prisional José Eder, para onde foram transferidas e isoladas supostas lideranças de facções, o reforço de policiais penais e operações específicas no Iapen. Além disso, o fortalecimento dos protocolos de revista, que tem evitado de maneira exitosa a entrada de materiais ilícitos no sistema prisional, principalmente drogas e celulares, indicam a atuação assertiva da integração das polícias.

"Com a Unidade Policial Penal José Eder, conseguimos desde a inauguração, no ano passado, manter em isolamento as principais lideranças das facções criminosas, e assim, desarticular qualquer possível contato. Os resultados, juntamente com as ações integradas, apareceram com a queda no número de homicídios. Não temos dúvida da relação direta do isolamento dessas lideranças com os resultados obtidos nas ruas", destacou o diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes Junior.

Unidade Policial Penal José EderUnidade Policial Penal José EderFoto: Divulgação/Iapen

Redução da violência

O Amapá registrou uma redução de 33% no índice de mortes violentas até setembro deste ano, quando comparado a 2023. O foco do Governo do Estado no combate às facções criminosas, investimentos em tecnologia com ações baseadas na inteligência com total integração das forças de seguranças foram decisivos para o resultado.

Os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), também mostram que, no total, foram 259 vítimas de crimes violentos em 2023, contra 174 neste ano. Em números absolutos, foram 85 vidas preservadas.

Por Marcelle Corrêa




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos