Governo do Amapá e Hospital de Amor realizam exames gratuitos para prevenir câncer de mama, em Macapá
Ao todo, são disponibilizadas 60 vagas diárias. Serviço funciona até esta quarta-feira, 2 de outubro, na Rua São José, nº 1570, bairro Central.
O Governo do Amapá, em parceria com o Hospital de Amor, iniciou nesta segunda-feira, 30, uma ação itinerante com exames gratuitos de mamografia e PCCU, em Macapá. O atendimento fica na Carreta do Amor, localizada na Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, na Rua São José, nº 1570, bairro Central.
O serviço funciona até esta quarta-feira, 2 de outubro, das 8h às 12h e de 13h às 17h. São disponibilizadas 60 vagas diárias em ambos os exames, podendo ser contempladas na mamografia mulheres de 40 a 69 anos, e no PCCU inscritas entre 25 e 64 anos.
A porta-voz da ação, Bruna Brilhante, ressalta a importância do momento para o bem-estar feminino, pois é possível, além de realizar os exames, ensinar sobre cuidados íntimos e diários.
"É essencial que todas as mulheres entendam a importância da prevenção e de antecipar possíveis doenças ao notar diferenças no corpo. Então, além dos exames, orientamos sobre o Preventivo do Câncer do Colo de Útero, o PCCU, e outros cuidados importantes para uma vida saudável", explica Bruna.
Atendimento funciona na Carreta do Amor, no bairro Central de Macapá - Foto: Iago Fonseca/GEA
Como parte da política de saúde do Governo do Estado, a iniciativa busca promover a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, doenças que afetam milhares de mulheres no Brasil, especialmente nas regiões com menor acesso a serviços de saúde.
“Me sinto contente por essa oportunidade, estava precisando desses exames há um tempo e não conseguia. Agora, graças a essa ação incrível, eu posso realizar esse tratamento de forma gratuita”, afirma a primeira paciente atendida e dona de casa Socorro Freitas, de 46 anos.
Dona de casa Socorro Freitas, de 46 anos - Foto: Bianck Bastos/GEA
Confira a documentação para realizar os exames:
- Documento original e cópia do Sistema Único de Saúde;
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado.
Por Bianck Bastos