Governo do Amapá e lideranças indígenas alinham transporte de gerador de energia para aldeia Kumarumã, em Oiapoque
Equipamento de 550 kVA, enviado de Macapá, foi uma solicitação da comunidade atendida pelo governador Clécio Luís para suprir a demanda de eletricidade da região.
O Governo do Amapá alinha uma estratégia com a comunidade indígena de Kumarumã, órgãos do Governo Federal e de Oiapoque, para transportar o grupo gerador de energia até a localidade na terra Uaçá. As atividades se concentram no desembarque do equipamento, devido ao porte do novo motor que beneficiará 4 mil moradores da maior aldeia do estado.
Equipamento está na sede da Sepi, em Oiapoque - Foto: Márcia do Carmo/GEA
O grupo gerador irá melhorar a qualidade de vida e atender as necessidades de 465 famílias, como o armazenamento de alimentos e o funcionamento de equipamentos para o dia a dia. A fonte de energia foi enviada pelo governador Clécio Luís, na quarta-feira, 25, após ouvir caciques e atender a demanda com soluções. Os serviços em Oiapoque são coordenados pela Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi).
“Esse equipamento é grande e temos que ter muito cuidado para colocar ele na casa de força aqui da comunidade. Vamos ajudar a achar uma solução para trazer o motor e resolver o nosso problema de energia”, declarou o cacique da comunidade de Kumarumã, Cristiano Florêncio.
A entrada da casa de força da comunidade de Kumarumã é a área que apresenta maior complexidade para transportar o equipamento, por ficar localizada em uma região coberta por vegetação e alagado. Por isso, o Governo do Estado permanece em contato direto com a comunidade para solucionar as demandas existentes.
Entrada da comunidade de Kumarumã, área que apresenta maior complexidade para levar o gerador até a casa de força - Foto: Weverton Façanha/GEA
“Estamos reunindo todos os esforços para organizar uma logística que possa levar o gerador até a comunidade. O motor está na sede de Oiapoque e agora a maior dificuldade é no perímetro entre o porto e a comunidade, em função do solo ser mole e isso torna uma ação mais trabalhosa”, esclareceu a secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque.
Grupo gerador
Com essa nova fonte de energia, os moradores da aldeia mais populosa do Amapá terão eletricidade de forma permanente. Além disso, é planejado o envio de uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para fazer uma revisão para evitar falhas no sistema de abastecimento.
Assim como o envio do grupo gerador para Kumarumã, o Governo do Amapá segue com as articulações para garantir o bem-estar dos povos originários que enfrentam o mesmo problema, como o envio de uma bomba injetora para a aldeia de Santa Isabel e, de forma emergencial, a reposição de um grupo gerador para aldeia Kariá, bem como a manutenção da rede elétrica da comunidade indígena de Kumenê.
Por Weverton Façanha