Foto de cottonbro studio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-de-camisa-branca-com-oculos-de-armacao-preta-lendo-livro-5989941/
Saiba como usar as novas ferramentas do LinkedIn para criar seu currículosO LinkedIn é uma das principais redes sociais profissionais da web, com cerca de 900 milhões de usuários e 175 milhões de assinantes Premium.  Recentemente, a rede lançou uma s

Saiba como usar as novas ferramentas do LinkedIn para criar seu currículosO LinkedIn é uma das principais redes sociais profissionais da web, com cerca de 900 milhões de usuários e 175 milhões de assinantes Premium. Recentemente, a rede lançou uma série de novas ferramentas que utilizam tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para ajudar os usuários a melhorar suas chances de conseguir um emprego.  Com base em algoritmos avançados, seria possível analisar e processar uma grande quantidade d



O LinkedIn é uma das principais redes sociais profissionais da web, com cerca de 900 milhões de usuários e 175 milhões de assinantes Premium.

Recentemente, a rede lançou uma série de novas ferramentas que utilizam tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para ajudar os usuários a melhorar suas chances de conseguir um emprego. 

Com base em algoritmos avançados, seria possível analisar e processar uma grande quantidade de dados, inclusive para filtragem de vagas; e ainda criar no envio de currículo automaticamente. Saiba mais como aproveitar todas essas vantagens no artigo a seguir, do Engenharia 360!

 

Conhecendo as novas ferramentas de IA do LinkedIn

Em 2024, o LinkedIn introduziu ao seu sistema três novas ferramentas generativas de IA para aprimorar a experiência de seus usuários:

 

  • criação de currículos,

  • busca de empregos, e

  • candidatura de vagas de forma automática e personalizada.

 

Neste artigo, vamos entender os benefícios dessas ferramentas, que podem contribuir para os engenheiros que estejam tentando uma boa colocação ou recolocação no mercado de trabalho!

Antes, vale destacar que o LinkedIn faz parte do "ecossistema" da Microsoft, que detém uma participação na OpenAI, criadora do famoso chatbot ChatGPT. Foi esta relação que permitiu que a rede social pudesse utilizar tecnologias mais avançadas, mas sem precisar necessariamente investir em desenvolvimento interno.

 

Como criar e enviar currículos automaticamente

Agora dentro do LinkedIn é possível carregar um currículo e a IA da rede simplesmente ajuda a preencher as principais seções do documento, como habilidades e experiência profissional. Ou seja, a tecnologia pode ajudar a revisar e melhorar seu texto, garantindo que ele esteja mais atraente para os recrutadores. Veja o que é preciso fazer para aproveitar tal recurso:

 

  1. Para usar as ferramentas de IA do LinkedIn é preciso assinar a conta Premium.

  2. Depois, carregar seu currículo atual.

  3. A plataforma deve analisar o documento e oferecer sugestões, destacando áreas que podem ser otimizadas para atrair mais atenção dos recrutadores.

  4. Com base nas vagas de interesse, a IA personaliza o currículo e carta de apresentação. Essa personalização é feita levando em conta as descrições de vagas e os requisitos do empregador.

  5. Sim, ainda será possível realizar uma busca de vagas pelo modo manual. Ou deixar ligada a "chave" de envio automático de currículo, facilitando o processo de candidatura e economizando tempo.

 

Aliás, gastando menos tempo com envio de currículo, o usuário pode se concentrar em outras atividades do seu dia a dia, enquanto a IA faz todo o trabalho pesado. As páginas de empregos no LinkedIn foram redesenhadas pelos desenvolvedores, para incluir avaliações baseadas em inteligência. 

E com todas as personalizações, as chances de sucesso aumentam para os assinantes. A melhor parte é que se recebe um feedback imediato, em tempo real. Isso deve ajudar os candidatos a melhorarem seus materiais de candidatura.

 

Busca de emprego conversacional

Uma das novas funcionalidades mais impressionantes do LinkedIn é a busca de emprego conversacional. Com essa ferramenta, é possível realizar buscas detalhadas usando linguagem natural. Por exemplo, você pode pedir ao LinkedIn para procurar "empregos de Marketing Digital em São Francisco que paguem mais de US$ 100.000". Isso elimina a necessidade de filtros complexos e torna a busca mais intuitiva e eficaz.

 

Outros benefícios para usuários e empresas

Atualmente, o LinkedIn ainda oferece aos usuários acesso cursos e treinamentos personalizados às suas necessidades específicas, ajudando a melhorar suas habilidades e conhecimentos profissionais. 

Com o novo sistema, as empresas podem encontrar rapidamente candidatos mais qualificados para as suas vagas, tendo a IA como auxiliar nessa análise e avaliação de currículos. Através da "Páginas de Empresas Premium", dá para personalizar e direcionar mensagens de recrutamento, alcançando um número maior  de pessoas. É economia de tempo, recursos e esforços!

Por outro lado, alguns especialistas em RH têm criticado o uso excessivo de IA, alertando que isso pode comprometer a autenticidade das candidaturas, tornando-as mais mecânicas e menos pessoais. Além disso, a dependência da tecnologia poderia reduzir a necessidade de habilidades de escrita e apresentação, importantes no desenvolvimento profissional - inclusive em engenharia. Bem, certamente o equilíbrio é tudo!

Enfim, se você está procurando melhorar suas chances de emprego, vale considerar explorar as novas ferramentas de IA do LinkedIn - lembrando novamente que os recursos só estão disponíveis para assinantes Premium.

Por Lauanda Gomes




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos