Arquivo pessoal

"A música como alternativa de pausa"

A música é capaz de proporcionar uma experiência única, seja pela sua harmonia ou pelos sentimentos que desperta. E além de ser uma forma de entretenimento, ela pode ser utilizada como uma alternativa para pausar a rotina e se conectar consigo mesmo e com outras pessoas. É o que propõe o Programa Pausa, idealizado pela psicóloga Juliana Castro, que utiliza a música como ferramenta para introduzir pequenas pausas no dia a dia. Através de workshops e atividades, o programa oferece uma oportunidade de se reconectar com a própria essência e criar novos arranjos para a vida.


Mais um workshop para colocar a nossa "máquina" em manutenção e ampliar as possibilidades de utilização da música no dia a dia.

Além do sinônimo de harmonia e elevação do espírito, depois do workshop a música ganhou para mim um novo significado: conexão.

Não vou conseguir descrever como e o que foi essa conexão experimentada junto com outras mulheres que, assim como eu, se permitiram viver esse momento de pausa - tão importante na nossa rotina.

O que posso fazer é deixar para você responder uma pergunta que foi feita numa analogia da música com a vida:

"Que lugar você ocuparia numa orquestra?"

Para complementar, trago o que a psicóloga Juliana Castro relacionou a respeito de um músico iniciante, o qual, nem sempre percebe que está desafinado ou tocando fora do compasso. Muitas vezes, ele precisa que alguém o aponte.

Na orquestra da vida, esse alguém pode ser várias coisas como o corpo, por exemplo, avisando por meio de sintomas que alguma coisa precisa ser ajustada.

De tudo o que foi exposto no evento, saí de lá com a seguinte lição:
"Faça o que é possível, crie novos arranjos"

O workshop faz parte do Programa Pausa, idealizado pela Juliana como forma de introduzir (e como fazer isso) pequenas pausas na nossa rotina.

Toda vez que eu participo de eventos como esse, saio com a sensação de "ainda bem que eu participei" ou de "que bom que eu puxei o freio de mão".

Só me resta agradecer por essa preciosidade de programa que ela criou para nos ajudar a sair do automático e viver de maneira mais consciente - e com tempo que a gente acha que não tem - para ajustar a rota.

E por aí? Como é a sua relação com a música?

 

Por Maiara Pires

Jornalista, escritora e ghostwriter. Ajudo você a compartilhar com o mundo suas ideias por meio da escrita. Saiba mais: https://conecta.bio/maiarapires

Veja mais artigos.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos