Foto: Divulgação
Gamificação em LXP: a estratégia que vai revolucionar o treinamento corporativo
LXP

Gamificação em LXP: a estratégia que vai revolucionar o treinamento corporativo



A gamificação é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais espaço na área de treinamento e desenvolvimento corporativo. Isso porque ela traz elementos lúdicos e de competitividade para a aprendizagem, tornando o processo mais engajador e motivador para os funcionários. Quando aplicada em conjunto com um LXP (Learning Experience Platform), a ludificação pode trazer diversos benefícios para a empresa. 

Pensando nisso, Samir Iásbeck, CEO e Fundador do Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos, listou as quatro principais vantagens da gamificação em LXP: 

  • Maior engajamento e motivação dos funcionários

Um dos principais benefícios da gamificação em um LXP é o aumento do engajamento e da motivação dos funcionários, pois ela traz elementos lúdicos e desafiadores para a aprendizagem, tornando o processo mais atrativo e envolvente. De acordo com um levantamento da Qranio, 89% dos funcionários se sentiriam mais engajados em treinamentos se houvessem elementos de jogos envolvidos.

  • Aumento da retenção de conhecimento

A ludificação também pode ajudar a aumentar a retenção de conhecimento. Ao incorporar elementos de jogos, como desafios e recompensas, ela estimula a memorização e a aplicação do conteúdo aprendido. De acordo com uma pesquisa realizada por Karl Kapp, um dos maiores pesquisadores mundiais no tema, a gamificação pode aumentar a retenção de conhecimento em até 9,5 vezes, valor extremamente significativo e que evidencia ainda mais seu potencial.

  • Melhoria no desempenho e produtividade

Ao aumentar o engajamento e a retenção de conhecimento, a gamificação em um LXP pode ajudar a melhorar o desempenho e a produtividade dos colaboradores. É o que mostram informações obtidas em uma pesquisa da Qranio, que aponta que empresas que usam gamificação em treinamentos relatam um aumento médio de 43% na produtividade.

  • Redução de custos e aumento do ROI

A gamificação em um LXP pode ajudar a reduzir custos e aumentar o ROI (retorno sobre investimento) da empresa em treinamentos ao torná-los mais eficientes e eficazes, reduzindo a necessidade de investimentos em treinamentos presenciais ou em outras soluções mais caras. Companhias que apostam nessa iniciativa relatam uma redução média de 70% nos custos de treinamento e um aumento médio de 50% no ROI.

Em suma, é possível observar que existem diversos benefícios a partir da utilização da gamificação em um LXP/LMS para as organizações. Ao incorporar elementos de jogos em seus treinamentos, a empresa pode tornar o estudo mais atrativo, eficiente e eficaz, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais completa e engajadora para seus funcionários.

Com isso em mente, fica claro que a gamificação em um LXP ou LMS deve ser considerada como uma estratégia importante para o treinamento e desenvolvimento corporativo e precisa estar no radar das empresas.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos