Projeto de Cidade Inteligente é lançado visando eficientização de serviços públicos e sustentabilidade

Projeto de Cidade Inteligente é lançado visando eficientização de serviços públicos e sustentabilidade

A execução dos serviços de eficientização e manutenção do parque de iluminação pública, além da implantação de uma rede de telecomunicações e miniusina de energia solar em uma cidade brasileira, estão em processo de licitação para uma parceria público-privada.


A Prefeitura de Santana avança no Projeto Cidades Inteligentes, que agora entra na fase de licitação para a contratação da parceria público-privada. O projeto visa eficientizar, operar e manter o parque de iluminação pública, instalar uma rede de telecomunicações e uma miniusina de energia solar para os prédios públicos da cidade.

O estudo de viabilidade do projeto prevê a troca de 8.212 pontos de iluminação pública por lâmpadas de LED, mais econômicas e com melhor luminância. Além disso, está prevista a implantação de uma rede de fibra óptica com 55 km, câmeras de videomonitoramento em 16 pontos e 17 pontos de internet gratuita à população. A infraestrutura também atenderá à demanda de 80 prédios públicos da cidade. O projeto de Cidades Inteligentes busca gerar economia e sustentabilidade para o município, com eficientização dos serviços públicos.

Com a licitação aberta, empresas interessadas podem concorrer e apresentar suas propostas para a execução dos trabalhos. A PPP de Cidade Inteligente em Santana tem o objetivo de proporcionar à população serviços públicos mais eficientes, tornando a cidade mais moderna e conectada. O projeto de Cidades Inteligentes é uma iniciativa que vem ganhando cada vez mais espaço em municípios de todo o país, buscando melhorar a qualidade de vida da população por meio de tecnologias e soluções inovadoras.

 

Veja na íntegra o Edital de Licitação:

 

CONCORRÊNCIA Nº 3/2023-SCL/SEMAD/PMS

Processo Administrativo n° 283/2023-PMS

O MUNICÍPIO DE SANTANA, por meio da Comissão Permanente de Licitação, designada pelo Decreto nº 1476/2022-GAB/PREF/PMS, da Central de Licitações, Vinculada à Secretaria Municipal de Administração, torna público aos interessados o AVISO DE LICITAÇÃO, na modalidade CONCORRÊNCIA, na forma de EXECUÇÃO INDIRETA, visando a contratação de PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP), na modalidade CONCESSÃO ADMINISTRATIVA para os serviços de EFICIENTIZAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA E DA IMPLANTAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES E USINA FOTOVOLTAICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA, nos termos do art. 22, I, §1º, art. 2º, §2º da Lei nº 11.079/2004, e art. 12, inciso II, alínea “a”, da Lei nº 8.987/1995, e da Lei nº 8.666/93, conforme especificações e condições contidas em Edital e seus anexos, cuja data de abertura das propostas ocorrerá no dia 05/05/2023, às 10h, horário local, na sala de certames localizada na Av. Santana, nº 2975, Bloco A, térreo, Bairro Paraíso. Da retirada do Edital: O Instrumento Convocatório, seus anexos e demais documentos necessários à formulação de propostas, serão disponibilizados integralmente em mídia digital (pen drive) por meio de solicitação encaminhada à Central de Licitações, localizada na Av. Santana, Nº 2975, Bloco B, altos, Bairro Paraíso, no horário de 07h30m às 13h30m. Ou, pelo e-mail: centraldelicitacoespms@gmail.com.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos