Reprodução internet
Casal de políticos Kaká e Sonize Barbosa do PL têm mandatos cassados

Casal de políticos Kaká e Sonize Barbosa do PL têm mandatos cassados

A sessão da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ocorreu na segunda-feira (30) e resultou em uma votação desfavorável aos parlamentares, com um placar de 6x0.


O casal de parlamentares Kaká Barbosa e Sonize Barbosa, ambos do Partido Liberal (PL), enfrentou uma reviravolta em sua carreira política durante a sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizada na segunda-feira, 30. O tribunal decidiu, por uma votação unânime de 6x0, cassar os mandatos de Kaká Barbosa como deputado estadual e de Sonize Barbosa como deputada federal. Essa decisão foi resultado do julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e uma Representação do Ministério Público Eleitoral, que alegavam a prática de transporte irregular de eleitores por parte dos parlamentares nas eleições do ano anterior, 2022.

Além da cassação dos mandatos, o TRE-AP determinou a inelegibilidade de Kaká Barbosa e Sonize Barbosa por um período de oito anos, contados a partir das eleições de 2022. Ambos também foram multados individualmente em R$ 10 mil. O julgamento, no entanto, não foi concluído devido a um pedido de vista apresentado pelo desembargador João Lages, presidente da corte. O desembargador Carmo Antônio de Souza é o relator do caso, e o julgamento está programado para ser retomado no dia 7 de novembro.

Os juízes Anselmo Gonçalves, Normandes Souza, Thina Sousa, Paola Santos e Orlando Vasconcelos acompanharam o voto do relator Carmo Antônio. Kaká Barbosa é filiado ao PL e mantém seu mandato de deputado estadual desde 2002, quando foi eleito pelo extinto PST. Em 2022, foi reeleito com 7.453 votos, tornando-se o sétimo parlamentar mais votado entre os 24 eleitos. Sonize Barbosa, por sua vez, cumpre seu primeiro mandato como deputada federal, conquistando 9.200 votos e sendo a quinta mais votada entre os oito deputados federais eleitos pelo Amapá.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos