4ª Conferência Estadual de Cultura no Amapá: Fortalecendo direitos culturais e democracia
Evento realizado pelo Governo do Amapá, que segue neste sábado, 27, reúne representantes, sociedade civil e agentes culturais.
A 4ª Conferência Estadual de Cultura marca seu retorno após uma década, sob o tema "Democracia e Direito à Cultura", reunindo representantes do Governo do Amapá, sociedade civil e agentes culturais para discutir os desafios e oportunidades no cenário local. Iniciado com uma apresentação autêntica do marabaixo, uma das manifestações culturais mais genuínas da Estado. Durante a programação, foram apresentados os delegados eleitos nas etapas municipais, e o regimento da conferência foi aprovado pela assembleia geral composta por todos os participantes.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Conselho Estadual e Ministério da Cultura, está conduzindo a programação da conferência. A secretária de Estado, Clícia Vieira Di Miceli, ressaltou sobre as conferências como momentos de afirmação democrática e construção de políticas públicas para o setor cultural. Foram abordados temas como a aplicação da Lei Paulo Gustavo no Amapá, debates sobre o Plano Estadual de Cultura e propostas para a reformulação do sistema de eleições do Conselho Estadual de Política Cultural.
A conferência deste ano tem como objetivo principal reafirmar a cultura como um direito universal, conforme expresso na Constituição Brasileira, sem distinção de gênero, idade ou raça. A programação contou também esclarecimentos sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo no Amapá, com investimentos de mais de R$ 22,6 milhões para iniciativas culturais e a inclusão de políticas afirmativas e inclusivas nos editais Latitude Zero e Maré Cheia. As inscrições para concorrer seguem até 22 de fevereiro.
Confira os editais retificados:
Com informações/ Eduardo Belfort