A aventura da reportagem: jornalista escreve livro sobre suas viagens pelo interior da Amazônia

A aventura da reportagem: jornalista escreve livro sobre suas viagens pelo interior da Amazônia

A obra do jornalista sociologo Wedson Castro busca destacar os ribeirinhos, extrativistas e pescadores da Amazônia, além de narrar a jornada de um jornalista aventureiro e audacioso.


"Imagina fazer uma viagem longa de avião ao extremo norte do Amapá, ao município de Oiapoque. Percorrer a floresta, terras indígenas, áreas de fronteira com a Guiana Francesa, e na volta à Macapá, ter uma das piores viagens de avião da vida. Ou percorrer horas e horas de barco até o limite entre o Amapá e Pará, em uma região remota, onde vivem centenas de pessoas em locais extremamente isolados, e encontrar pessoas que nunca haviam acendido uma lâmpada na vida, ou mesmo tomado uma água gelada e passaram a ter esse sonho realizado graças a instalação de placa solar."

Esses são apenas alguns dos relatos encontrados nas páginas do livro "ECOS DA AMAZÔNIA", uma homenagem do jornalista Wedson Castro à riqueza e fragilidade de um ecossistema único no planeta.

Segundo Castro, cada crônica foi criada durante essas viagens, muitas vezes repletas de dificuldades e aventuras, seja em voos turbulentos, rios impetuosos ou estradas de terra e florestas quase impenetráveis.

O texto revela o esforço do repórter em produzir as matérias, realizar transmissões ao vivo e encontrar personagens fascinantes em locais distantes dos centros urbanos. O jornalista compartilha histórias de sua conexão com a natureza e as comunidades locais.

A narrativa aborda desafios e aprendizados, enfatizando a vida dos ribeirinhos e extrativistas e promovendo a importância da preservação ambiental. Com uma prosa cativante, o autor convida o leitor a vivenciar a grandiosidade da Amazônia e a refletir sobre sua proteção.

Este é o primeiro livro do jornalista e sociólogo Wedson Castro. Com quase duas décadas de experiência no telejornalismo amapaense, tendo trabalhado em grandes emissoras como a Rede Amazônica (afiliada da Rede Globo) e a TV Equinócio (afiliada da TV Record).

"Concluir este projeto é uma grande realização, um sonho que exigiu muito planejamento e dedicação. É gratificante ver o resultado. Primeiro, porque dá voz e valoriza os ribeirinhos e extrativistas, frequentemente esquecidos e invisíveis para grande parte da sociedade. Segundo, porque lança luz sobre essa profissão que tanto amo, o jornalismo", enfatizou Wedson Castro.

O livro físico será lançado neste sábado, 9, as 17 horas a Livraria Pagé, na Rua Hilder Maia, 585. Será lançado também em Portugal, e já está disponível em formato digital pela Amazon e pela Editora Literando.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos