Ações do Plano de Inverno 2024 são intensificadas na Zona Sul de Macapá
Desobstrução de canais, roçagem e capina são realizadas em áreas consideradas com riscos de alagamento; Escola municipal, também da Zona Sul, recebe serviços de limpeza
A Prefeitura de Macapá ampliou as iniciativas do Plano de Inverno 2024, concentrando ações de limpeza e desobstrução em canais e áreas de escoamento nos bairros Buritizal e Beirol, ambos localizados na Zona Sul. Além dessas atividades, a Escola Municipal Ana Luíza Souza Moraes recebeu serviços de limpeza, incluindo a remoção de uma árvore caída.
A execução do Plano de Inverno é coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), que, além das intervenções diretas, emprega iniciativas de reciclagem e Eco Pontos para evitar o descarte inadequado de resíduos, prevenindo alagamentos em vias públicas.
Em ações realizadas na Avenida Raimundo Ferreira da Silva, foram utilizadas uma caçamba e uma retroescavadeira para recolher os resíduos retirados dos canais e bueiros. Na Avenida 24 de julho, equipes da Zeladoria contaram com uma pequena embarcação para limpeza de áreas de difícil acesso.
No Canal do Beirol, as equipes de limpeza executaram capina manual, roçagem e varrição. A Dona de Casa Izete Tenório, moradora há mais de 33 anos nos arredores do Canal do Beirol, elogiou o serviço, destacando a importância para evitar transbordamentos e a proliferação de insetos causadores de doenças, como a Dengue.
Como parte complementar do Plano de Inverno, a Zeladoria Urbana desenvolve iniciativas como Eco Barreiras Redes do Bem, Eco Pontos para Vidro e Descarta Treco. As Eco Barreiras utilizam garrafões de água mineral vencidos para conter resíduos nos canais, assegurando uma desobstrução mais eficiente.
Os Eco Pontos para Vidro, localizados na orla da cidade e no Mercado Central, têm o objetivo de evitar o descarte irregular e promover a reciclagem desse material. O Descarta Treco é um serviço de coleta domiciliar agendado que recolhe móveis e eletroeletrônicos, evitando o descarte inadequado desses objetos.
Com informações/ Wellington Barros