Centro de inteligência de dados desenvolvido pelo SESI SENAI chega ao Amapá para apoiar setores econômicos
Desenvolvido para qualificar as tomadas de decisões, o Observatório da Indústria chegou ao Amapá. A iniciativa conduzida pelo SESI SENAI é um ambiente virtual focado na geração de soluções baseadas em dados. Além de fornecer informações confiáveis para a formulação de estratégias de trabalho, o centro de inteligência também contribui para o fortalecimento dos segmentos econômicos, do setor público e das entidades do terceiro setor.
O Observatório da Indústria do Amapá funciona como um núcleo organizacional de produção de conhecimento, capaz de criar análises, minimizar riscos, sistematizar soluções e impulsionar o desenvolvimento sustentável regional, que pode ser acessado por empresários, gestores e pesquisadores.
De acordo com o especialista do SESI SENAI Amapá, Antonio Marcos Pereira, o Observatório pode ser entendido como um farol nessa era orientada por dados.
“O ambiente exerce a função de hub para os atores locais interessados em informações, sejam elas para impulsionar atividades produtivas, para formulação de políticas públicas ou para desenvolver novos estudos setoriais e territoriais. Essa atuação permite viabilizar um cenário mais favorável ao desenvolvimento da sustentabilidade e da competitividade da indústria na região", detalha.
Evento de apresentação
Para demonstrar à sociedade local, a aplicabilidade do Observatório, especificamente para empresários, o SESI e o SENAI Amapá realizaram um evento dia 24 de maio, em celebração ao Dia da Indústria.
A partir da temática Desafios e oportunidades para o crescimento do setor industrial, na programação também foi apresentado o Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa realizada pelo Sebrae e executada pelo SENAI para apoiar as micro e pequenas empresas na jornada de produtividade e transformação digital.