Governador do Amapá busca cooperação com a Noruega na COP 28 para impulsionar desenvolvimento sustentável
Comitiva amapaense mostrou a realidade atual do Estado e apresentou produtos da bioeconomia.
Na quarta-feira, 6, o governador Clécio Luís e uma comitiva amapaense se reuniram com o Governo da Noruega durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28). O encontro, que ocorreu dentro da programação da conferência, teve como foco discutir estratégias para potencializar regiões preservadas, como o Amapá, por meio da cooperação com países desenvolvidos. A Noruega, sendo o maior doador do Fundo Amazônia, possui uma cooperação de 15 anos com o Brasil na área de financiamento climático para a proteção de ecossistemas.
A comitiva aproveitou a oportunidade para apresentar a realidade atual do Amapá, destacando desigualdades nos indicadores sociais, econômicos e ambientais, além de expor iniciativas bem-sucedidas da bioeconomia. O diretor-geral do Departamento de Sustentabilidade do Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Andreas Dahl-Jorgensen, comprometeu-se a desenvolver projetos que melhorem os indicadores socioeconômicos do Estado.
Embora o Amapá ainda não tenha projetos financiados pelo Fundo da Amazônia, essa reunião proporcionou uma oportunidade para apresentar iniciativas bem-sucedidas e propor novos projetos que necessitam de investimentos. O governador Clécio Luís enfatizou o compromisso de buscar parceiros que alinhem com as vocações amazônicas do Estado.
A comitiva contou com a presença de secretários de Estado, do presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Adão Carvalho, dos deputados estaduais Edna Auzier e Rodolfo Vale, representando a Assembleia Legislativa (Alap), e empresários convidados.
Com informações/ Fabiana Figueiredo