Foto: Maurício Gasparini/GEA
Ivana Cei assume como Conselheira Nacional do Ministério Público

Ivana Cei assume como Conselheira Nacional do Ministério Público

Primeira mulher amapaense a ocupar o cargo no biênio 2024-2026


A procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá, Ivana Lúcia Cei, foi empossada como conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público para o biênio 2024-2026. Essa é a primeira vez que uma mulher amapaense assume tal posição. Nomeados pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal, os conselheiros têm mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos. Clécio Luís, governador do Amapá, celebrou o feito e ressaltou o destaque do trabalho de Ivana no cenário local e nacional.

"Pela primeira vez, entre os empossados, há uma mulher amapaense. E é um orgulho muito grande, uma honra institucional para o Ministério Público do Amapá e para todo o povo amapaense ter a doutora Ivana tomando posse como conselheira, o que é fruto do destaque de seu trabalho em cenário local e nacional", destacou Clécio Luís, acompanhado da primeira-dama, Priscilla Flores.

O Conselho Nacional do Ministério Público, criado em 2004, é responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira da instituição. Ivana, além de ser a primeira amapaense no posto, quebrou uma sequência de 18 anos sem indicação feminina pelos Estados. A procuradora destaca o momento como uma celebração dupla, representação do Estado e a capacidade e conhecimento das mulheres na área jurídica.

A cerimônia de posse, realizada em Brasília, contou com a nomeação de outros conselheiros, Antônio Edílio Magalhães, Ângelo Fabiano Farias, Paulo Cezar dos Passos, Fernando Comin e Cíntia Brunetta. Três conselheiros foram reconduzidos para o segundo mandato.

Ivana Lúcia Cei, com vasta experiência e destacada trajetória acadêmica, foi procuradora-geral da unidade e presidiu o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do MP dos Estados e da União.

Estiveram presentes na posse várias autoridades, entre elas, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, os senadores Davi Alcolumbre, Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto, o procurador-geral do Estado, Thiago Lima Albuquerque, a diretora superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, deputado estadual Rodolfo Vale, representantes do Ministério Público, juízes, advogados e cidadãos de notável saber jurídico.

 

Com informações/ Worchiely Costa


Veja fotos

Foto: Maurício Gasparini/GEA

Foto: Maurício Gasparini/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos