Legado de Daisaku Ikeda: Economista, escritor, poeta, fotógrafo e pacifista

Legado de Daisaku Ikeda: Economista, escritor, poeta, fotógrafo e pacifista



Daisaku Ikeda foi um homem profundamente comprometido com sua filosofia de vida, fundamentada no princípio da não violência através dos ensinamentos do budismo Nichiren, os quais difundiu em diversos países e territórios ao redor do mundo. Em reconhecimento a suas contribuições, foi laureado com o Prêmio Mundial do Humanismo pela Academia do Humanismo da Macedônia em 2007.

Em 10 de dezembro de 1992, recebeu o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade Federal do Paraná, seguido pelo mesmo título concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993. Em 2007, foi agraciado com o título de "Doutor Honoris Causa" pela UNINGÁ - Centro Universitário Ingá, de Maringá, PR, em virtude de seus relevantes serviços em prol da paz. Em 2019, recebeu o título "Doutor Honoris Causa" da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além disso, Daisaku Ikeda foi membro correspondente da Academia Brasileira de Letras. Recentemente, recebeu a Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa do Amapá e a Comenda de Mérito Cultural do Conselho Estadual de Política Cultural - CEPC, em reconhecimento às suas relevantes ações em prol da paz e da cultura no Amapá, destacando-se a exposição "Sementes do Amanhã", na qual foram exibidos desenhos de crianças de diversas partes do mundo, no Monitoramento Marco Zero.

Mensalmente, são realizadas reuniões de palestras com membros e convidados em todo o Brasil, incluindo diversas localidades em Macapá, Laranjal do Jari e Serra do Navio, nas quais são relatados casos de superação nas situações cotidianas. Como fundador do Museu de Arte Fuji, promoveu o intercâmbio cultural entre o Japão e vários países ao redor do mundo. Na área da fotografia, notabilizou-se pelas cenas idílicas das viagens que realizava em diferentes países para promover os ideais de paz.

Ikeda faleceu em 15 de novembro de 2023, aos 95 anos, em Tóquio, porém deixou um legado para gerações de pessoas em todo o planeta. Os membros da SGI - Soka Gakkai International (sociedade para a criação de valores humanos) o reverenciam como Sensei, sem hesitação.

 

Por Paulo Gil


Veja fotos







O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos