Membros do MP-AP prestigiam posse do novo presidente do CNPG
O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Paulo Celso Ramos, e a procuradora de justiça do Amapá e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Cei, participaram, nesta quarta-feira (15), da posse do procurador-geral de justiça de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior, na presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
A cerimônia, realizada durante a Reunião Ordinária do Colegiado, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília, também contou com as presenças do presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Amapá (Ampap), José Cantuária Barreto, e do promotor de justiça e membro auxiliar da Ouvidoria Nacional, Marcelo Moreira.
Jarbas Soares Júnior foi eleito por aclamação para presidir o colegiado no período de 2024-2025. Ele assume a cadeira ocupada por César Mattar Júnior, PGJ do Pará, que encerrou seu mandato com homenagens e agradecimentos pelo apoio à sua gestão.
O presidente empossado em seu discurso relembrou sua trajetória como integrante das primeiras gerações de membros do Ministério Público, após a Constituição de 1988, e destacou os avanços conquistados pelo MP brasileiro nesse período.
“Amigas e amigos do Ministério Público, chegamos até aqui com mais conquistas do que frustrações. Estamos aprendendo com os nossos erros e também com as nossas vitórias. Este fórum CNPG é fruto desse longo processo. Estamos juntos para refletir sobre as nossas experiências, para discutir rumos, apontar caminhos, construir alternativas e buscar acertos, sempre. Sabemos que errar é humano e o Ministério Público é feito de seres humanos falíveis”, iniciou. Em seguida afirmou: “O CNPG é o mais importante colegiado da política institucional do Ministério Público brasileiro. É o farol da nossa instituição, pois aqui estão presentes os líderes eleitos que falam, que pensam a classe e por ela. Portanto, é preciso que a união permeie o atuar do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais respeitado o debate interno, sempre necessário e produtivo”.
O PGJ do Amapá parabenizou e desejou sucesso ao novo presidente do Colegiado, colocando-se à disposição para colaborar no novo mandato. “Desejo uma gestão exitosa ao presidente Jarbas Soares, tendo a certeza que pode contar com o apoio do MP do Amapá em sua caminhada à frente CNPG”, manifestou Paulo Celso Ramos.
Durante a reunião também foi anunciada a nova diretoria do CNPG e a criação de dois novos Grupos Nacionais: Comunicação e Meio Ambiente e Condições Climáticas. Participaram procuradores-gerais de justiça, conselheiros do CNMP, presidentes de associações e membros do MP brasileiro.
Por Gilvana Santos