Novo HE: obras seguem ritmo acelerado e avançam para mais uma frente de serviços
No local estão sendo finalizados serviços de terraplenagem. Na próxima semana, iniciam os trabalhos para construção da fundação da base da infraestrutura
O Governo do Amapá está finalizando a terraplenagem do local onde será erguido o novo Hospital de Emergência de Macapá (HE). O ritmo de trabalho acelerado segue, já na próxima semana, para o início da nova frente de serviços, que consiste na construção da fundação de base da infraestrutura, que irá comportar o novo hospital.
O novo HE é uma das propostas do Plano de Governo, que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável. A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) e conta com investimentos de R$ 129 milhões, fruto de articulações do senador Davi Alcolumbre, mais contrapartida do Tesouro Estadual. O terreno, que fica atrás do atual HE, no centro da capital, foi cedido pelo Exército Brasileiro, também fruto de articulações do senador.
“A obra do HE segue avançado com a finalização dos serviços de terraplenagem e implantação de canteiro. Também estamos concluindo os detalhamentos de implantação do projeto e devemos iniciar na próxima semana a execução das fundações”, explicou o secretário da Seinf, David Couve.Sobre a obra
As obras iniciaram em março de 2024, após 50 anos de espera. Essa será a primeira ampliação pela qual o HE já passou. O novo espaço vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados, metade do total da Fortaleza de São José de Macapá.
O novo prédio terá cinco andares, com 212 leitos, 6 salas, Centro Cirúrgico de Multiespecialidades, Central de Diagnóstico por Imagem, serviços de diálises, apoio técnico, área administrativa e heliponto.
A obra também vai gerar impactos econômicos importantes, como a geração de 300 empregos diretos, além de 1,5 mil postos de trabalho indiretos durante todo o período da construção. A previsão para a entrega do novo Hospital de Emergência é de dois anos.
Por: Jamylle Nogueira