Oficina capacita instrutores do projeto

Oficina capacita instrutores do projeto "Recomeços"



O Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), realizou uma oficina experimental do projeto "Recomeços", vivenciado por servidores do sistema de justiça da rede de atendimentos de Santana. Participaram da oficina pessoas que atendem famílias em conflitos, bem como os próprios instrutores do projeto. 

Realizada nesta quinta-feira (8), no auditório do Sebrae-Santana, a oficina integra o cronograma do projeto “Recomeços: É Possível Fazer Diferente”, uma iniciativa do MP-AP, por meio do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas e pela Promotoria da Cidadania, e o TJAP, através do CEJURE/STN, SEJUSC/STN, Vara do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Assembléia Legislativa do Estado (ALAP), Governo do Estado do Amapá, por intermédio do Núcleo de Práticas Restaurativas do IAPEN, a Delegacia de Mulheres de Santana, e a Prefeitura Municipal de Santana. 

O projeto tem como objetivo instrumentalizar casais que estejam vivenciando conflitos intensos, mas desejam superar as dificuldades e permanecer juntos. A oficina preparatória reuniu tanto instrutores quanto servidores que estão lotados nas unidades que atendem as famílias.   

“Este projeto é de educação para um relacionamento e convivência saudável, para que casais que estão vivenciando conflitos familiares, recomecem com respeito. Por isso os instrutores precisam estar bem preparados e a rede ciente sobre a experiência que o casal irá vivenciar. Esse projeto é inspirado na oficina de parentalidade e construído com a participação de várias instituições, evidenciando a necessidade e importância de fortalecer a família.”, disse a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Mediação do MP-AP em Santana, Silvia Canela. 

A proposta é oferecer as oficinas para casais selecionados através de demanda espontânea ou encaminhados por instituições parceiras, a quem são apresentadas ferramentas para que os conflitos sejam administrados e superados.

A delegada Elen Gomes, titular da Delegacia da Mulher de Santana, considera a iniciativa interessante. “São situações com as quais nos deparamos diariamente, e essa oficina mostra de que forma os casais vão vivenciar os problemas. É importante que aprenda a lidar com a situação”. 

Esta primeira oficina foi em caráter experimental para que ajustes sejam feitos. Os instrutores ouviram a palestra Relacionamentos, ministrada pela promotora de Justiça Socorro Pelaes; a também promotora Silvia Canela falou de amor à primeira e à segunda vista; Diana Macedo, Conflito e Violência familiar; Dionária Mota, Padrões familiares e os pilares do relacionamento; Lucivane Sales, Comunicação não violenta; Dailene Peres, Inteligência Emocional no relacionamento; Raquel Souza, As 5 linguagens do amor; e Lucineide Santos palestrou sobre Desafios e oportunidades na relação conjugal. 

A próxima oficina será dia 22 de março. Os encontros com os casais acontecerão de maio até outubro. 

 

Por Mariléia Maciel




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos