Pesquisador da USP publica livro pioneiro que promete revolucionar área de Ciência de Dados no Brasil

Pesquisador da USP publica livro pioneiro que promete revolucionar área de Ciência de Dados no Brasil

André de Carvalho, Diretor do ICMC-USP, é um dos co-autores de obra que vai ajudar o futuro de alunos de graduação e profissionais do mercado


O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) viram mais um dos seus profissionais ganhar os holofotes pela publicação de um livro que preenche uma necessidade de textos em língua portuguesa na área de Ciência de Dados. No último dia 27 de fevereiro, o pesquisador André de Carvalho lançou a obra “Ciência de Dados – Fundamentos e Aplicações”, pela Editora LTC do GrupoGen, que já está disponível para toda a comunidade tanto no formato impresso como no eletrônico (e-book).

Carvalho é Diretor do ICMC-USP em São Carlos e um dos Pesquisadores Principais do CeMEAI. Ele é também Coordenador da rede de Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), projeto que agrega cientistas de todas as regiões do Brasil visando estimular a criação de cidades inteligentes, inclusivas e sustentáveis, por meio de tecnologia, inovação e ciência. 

 

O livro

A obra de Carvalho aborda a sequência completa de um projeto de Ciência de Dados, desde noções básicas e necessárias de Estatística, a coleta e tratamento das informações, engenharia de atributos, modelagem e exemplos das aplicações recentes. Trata-se de um livro que abrange os conceitos fundamentais, porém de uma forma prática. 

“O diferencial do livro é que ele dá um panorama geral dos principais temas de Ciência de Dados com um enfoque prático, sem precisar de conhecimento prévio, com uma introdução curta a Python e códigos para aplicar os conceitos cobertos. A importância dele está no sentido que não havia até hoje um livro em português que fizesse isso”, analisa Carvalho.

O pesquisador do CeMEAI indica a obra para outras áreas dentro do ramo de Matemática e de Engenharia. O livro reúne exemplos de códigos escritos na linguagem Python, disponíveis também on-line para consolidar o conhecimento adquirido.

Por seu caráter introdutório, é indicado para alunos de graduação, pós-graduandos e profissionais de áreas correlatas que busquem especialização, podendo também ser utilizado em projetos colaborativos de Ciência de Dados. 

“É um livro tanto para um aluno de primeiro ano de graduação em Ciência de Dados ou Inteligência Artificial, alunos de cursos que tenham uma disciplina de introdução à Ciência de Dados, profissionais que queiram saber o que é e o que faz a Ciência de Dados e interessados em aprender seus conceitos básicos”, complementa. 

A obra, da editora LTC, está disponível no site do Grupo Gen. Carvalho divide a autoria com Angelo Garangau Menezes, engenheiro de software na Google, e Robson Parmezan Bonidia, professor da Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR).  

 

Sobre o CeMEAI

O CeMEAI, com sede no ICMC da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

 

Assessoria de Comunicação – CeMEAI




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos