Presidente do Conselho Superior do MP-AP empossa promotora promovida por Merecimento
O presidente do Conselho Superior do Ministério Público do Amapá (CS/MP-AP), procurador-geral de justiça Paulo Celso Ramos, empossou, nesta sexta-feira 17, a promotora de justiça Clarisse Lindanor Alcântara Lax, que assume a titularidade da 2ª Promotoria do Tribunal do Júri de Macapá. A promoção da promotora e do promotor Fabiano Castanho, para a entrância final do MP-AP, foi aprovada na 4ª Reunião Ordinária de 2024 do colegiado, ocorrida em 6 de maio.
Presentes na cerimônia de posse, presidida pelo PGJ Paulo Celso e secretariada pelo promotor de justiça Vinícius Mendonça Carvalho, a procuradora de justiça Estela Maria do Nascimento Sá; e os promotores Benjamin Lax, Samile Alcolumbre, André Araújo, Carolina Oliveira, Wender Tiago Feitosa e Christie Girão, chefe de gabinete da PGJ. O procurador de justiça Joel Sousa participou de forma online.
Promoção por Merecimento
Clarisse Alcântara Lax assumiu o cargo de promotora de justiça em 2015 e, após atuar em promotorias do interior, foi promovida por Merecimento para a titularidade da 2ª Promotoria do Tribunal do Júri de Macapá. Atualmente ela estava atuando na Promotoria de Ferreira Gomes.
O presidente do Conselho, PGJ Paulo Celso Ramos, citou a importância do momento da promoção para um membro do Ministério Público. “É um passo de proporções imensuráveis na carreira, chegar na capital é mais uma etapa que se inicia, por isso a Procuradoria-Geral de Justiça reconhece o significado deste ato. A promotora Clarisse cumpriu sua missão no interior e hoje já inicia outra e, com certeza, com a competência de sempre e junto com os demais colegas do Tribunal do Júri, irá fazer um grande trabalho. Estamos à disposição”.
A procuradora Estela Maria do Nascimento Sá afirmou que o Conselho Superior prima pela celeridade na Remoção e Promoção e ressaltou as qualidades dos promotores Clarisse Lax e Fabiano Castanho, que tomou posse no ato da aprovação. “Os promovidos são de uma estirpe ímpar e sei que Fabiano irá trabalhar pelo melhor da sociedade. E a promotora Clarisse, que já demonstrou habilidade, técnica e oratória como substituta, vai nos surpreender com seu potencial. Desejos aos colegas sabedoria e equilíbrio, porque serão sempre desafiados”.
Representando os demais membros, a promotora Samile Alcolumbre ressaltou a competência do promotor Fabiano Castanho, enaltecendo seu português jurídico impecável. “A Clarisse, assim como eu, é mulher amapaense, mãe, profissional, e não tenho dúvida que seu trabalho no júri vai ser de destaque. Macapá ganha dois grandes promotores na capacidade técnica”.
A empossada Clarisse Alcântara Lax agradeceu as manifestações de todos e fez agradecimentos especiais. Ela fez uma breve retrospectiva de sua carreira no MP-AP e de sua vida pessoal, assumindo que encerra seu ciclo no interior com o sentimento de dever cumprido. “Mas nada seria possível sem o apoio de todos, do Gabinete, colegiado, membros, servidores e minha família, que está aqui presente neste momento. Estou chegando para defender os interesses da sociedade, não só para pedir condenação”.
Por Mariléia Maciel