Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
Cerca de 60 alunos das redes pública e privada de ensino estão inscritos.
Mais de 60 alunos paratletas das redes pública e privada de ensino participarão da seletiva estadual das Paralimpíadas Escolares 2024, nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8, no Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão. A competição será realizada com apoio do Governo do Amapá e as modalidades disputadas serão bocha e atletismo, divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência.
A iniciativa faz parte do Plano de Gestão do governo e consiste em apoiar atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas em disputas fora do Estado. A competição será coordenada pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“O esporte paralímpico vem crescendo em nosso Estado, com resultados expressivos em competições nacionais e internacionais, resultando em medalhas e convocações de atletas que possuem algum nível de deficiência física, visual, sensorial ou intelectual. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência”, ressaltou o coordenador do setor paralímpico da Sedel, Rodrigo Ikegami.
Na sexta-feira, os competidores passarão pela classificação funcional, um processo de avaliação que irá definir em qual tipo de deficiência os atletas se enquadram. A etapa do atletismo será disputada nas provas pista e de rua (velocidade, meio-fundo, fundo, maratona), saltos (altura, triplo e distância) e nos lançamentos e arremessos (lançamento de disco, club, dardo e arremesso de peso e pelota).
Confira a Programação:
8h às 16h – Classificação Funcional dos Alunos;
18h às 21h – Cerimônia de Abertura no Museu Sacaca.
8h às 10h – Festival de bocha Paralímpica no Zerão;
8h às 14h – Atletismo (Pista e Campo) no Zerão.
Paralímpiadas Escolares
A primeira edição das paralímpiadas escolares aconteceu em 2009 e foi considerada um dos maiores eventos de desporto para crianças e adolescentes em idade escolar. O Amapá já participa da competição há 12 anos consecutivos.
Por: Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL