Amazônia

Mais de 70 atletas participam do 1º dia do "Mountain Do Selva Amazônica"


Competição promoveu neste sábado, 8, uma experiência em florestas e igarapés no município de Porto Grande.


Com apoio do Governo do Amapá, 70 atletas que participam do "Mountain Do Selva Amazônica" competiram em meio ao amanhecer deste sábado, 8, em trilhas no município de Porto Grande. No primeiro dia do evento, o desafio foi enfrentar elevações, descidas, troncos e igarapés nos percursos de 21 e 42 quilômetros.

O turismo ecológico e o movimento da economia local são os principais benefícios da competição, sediada pela primeira vez na região amazônica do Brasil. A programação conta com as modalidades corrida, meia maratona, maratona e ultramaratona, divididas em quatro etapas.

Para a segurança dos atletas, o Governo do Estado disponibilizou uma equipe de 10 soldados do Corpo de Bombeiros do Amapá para auxiliar no atendimento à saúde, além do envio de um helicóptero do Grupo Tático Aéreo para sobrevoar as trilhas. O evento segue neste domingo, 9, em Macapá.

Segundo o secretário de Desporto e Lazer do Amapá, Rudney Cunha, participam do evento mais de 500 atletas de 20 estados brasileiros.

"Há um ano, o Governo do Amapá vem dialogando com o Mountain Do para trazer essa corrida para o nosso estado, e hoje realizamos um grande feito. São mais de 500 turistas no nosso Estado, que estão vendo nossas potencialidades e desfrutando um pouco da nossa natureza", destacou o secretário Cunha.

A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, reforçou como a programação oportuniza a promoção do Amapá para o restante do mundo, com a inclusão em um evento internacional.

"Com a ação, é possível gerar empregos e renda local, trazendo pessoas para conhecer as nossas belezas naturais e atrativos turísticos. As pessoas estão cuidando da sua saúde enquanto conhecem a nossa natureza do Estado mais preservado e conservado do Brasil", pontuou a secretária Syntia.

Kiko dos Santos, fundador da empresa catarinense de corrida Mountain Do, celebrou o início da competição e anunciou que pretende realizar uma segunda edição no Amapá no ano que vem.

"É uma das corridas mais difíceis do mundo. A ideia é, em parceria com o Governo do Amapá, fazer essa edição todos os anos. Então, eu quero agradecer a todos que participaram da Mountain Do deste ano e reforçar que com certeza vem muito mais por aí", ponderou o atleta.

A campeã brasileira Letícia Saltori disputou os 42 km neste sábado e já participou de edições anteriores do Mountain Do. Para ela, o evento aproxima a comunidade dos corredores de todo o país.

"Estou muito feliz, muito honrada e sei dessa oportunidade incrível que temos para estar agregando à cidade. Além de correr, podemos conhecer tudo o que há de mais belo na natureza e nas comunidades próximas. É uma oportunidade única", finalizou a corredora.

 

 

Mountain Do Selva Amazônica

No domingo, 9, o grupo que competiu neste sábado volta às trilhas para fechar os desafios de 63 e 42 quilômetros. Cerca de 500 atletas desbravarão os percursos em uma área de manejo sustentável, com bosques e trilhas, na Fazenda Andina, em Macapá. A largada será às 7h30 da manhã.

Após os dois dias intensos, os competidores comemoram no fim da tarde de domingo, no Trapiche Santa Inês com premiação e um show. Todos os participantes receberão troféus e os campeões dos 63 km e 42 km serão coroados Rei e Rainha da Selva.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL