Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
Competição reuniu quase 50 participantes em um percurso de 115 quilômetros.
Nesta sexta-feira, 12, o Governo do Estado encerrou a programação da Semana do Bombeiro com a conclusão da 1ª Ultramaratona do Fogo, que contou com a participação de 27 atletas e 22 militares do Corpo de Bombeiros (CBM) do Amapá.
Com quase 13 horas de percurso, os atletas partiram na quinta-feira, 11, do Grupo de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, no município de Porto Grande, até a chegada no Quartel do Comando Geral do CBM, em Macapá.
As disputas ocorreram nas modalidades solo (115 km), dupla (57,5 km por atleta) e deceto (10 km por atleta). Os primeiros a completarem o percurso foi a dupla formada pelo soldado Alessandro Almeida e o capitão Alex Gama. Eles concluíram a ultramaratona 12 horas e 44 minutos.
O soldado Alessandro correu a primeira parte da competição e contou que nunca tinha participado de um trajeto tão longo. Ele faz parte da turma de 249 novos soldados do CBM, formados pelo Governo do Amapá, no início de julho.
“Eu nunca cheguei a correr um evento oficial de meia maratona, maratona, muito menos de ultra. Então, para mim, foi uma satisfação muito grande concluir essa prova, porque eu sou um soldado recém-formado, não faz nem uma semana, e já estou podendo representar bem a corporação”, celebrou Almeida.
Ao finalizar o percurso, o capitão Alex relatou que o principal desafio foi suportar as dores musculares durante a corrida e que o treinamento militar o ajudou a fortalecer o psicológico durante a prova.
“É um sentimento de dever cumprido. Tem um momento em que começam a doer a panturrilha e a palma do pé de forma muito intensa, por isso, a gente tem que ter um psicológico muito forte para aguentar e prosseguir. Mas todo esforço vale a pena depois que a gente passa pela linha de chegada, é uma sensação muito boa de realização por vencer os obstáculos, desafios e as dores”, destacou Gama.
A ultramaratona também simbolizou a passagem dos antigos militares para os recém-chegados na corporação, de acordo com o comandante-geral do CBM, coronel Alexandre Veríssimo.
“Durante a Semana do Bombeiro, tivemos diversas competições como futebol, vôlei, circuito operacional e a Corrida do Fogo. Encerramos as competições com essa ultramaratona com dez militares veteranos passando o bastão para os novos soldados, uma maneira simbólica para promover a integração entre antigos e novos bombeiros”, finalizou o coronel Veríssimo.
Por: Kelison Neves
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL