Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
As combinações de dois universos ao ser usada para compor um mesmo look pode ser o equilíbrio perfeito entre o masculino e o feminino, que reflete a individualidade e a versatilidade na moda.
Misturar trajes femininos com elementos masculinos no look é uma tendência que vem ganhando força no mundo da moda, permitindo criar visuais únicos, autênticos e cheios de personalidade. Engana-se quem acredita que esse movimento começou agora. Na verdade, muitos ícones de décadas remotas já mesclavam itens desenvolvidos para homens e mulheres.
Essa abordagem permite combinar peças tradicionais de diferentes gêneros para criar visuais únicos e sofisticados. Por exemplo, uma bolsa pasta, geralmente associada ao universo masculino, pode adicionar um toque de elegância e estrutura a um visual feminino, enquanto uma saia fluida pode suavizar a rigidez de um blazer clássico.
A moda andrógina é aquela que mistura elementos femininos e masculinos e ganhou força a partir dos anos 1960. Durante essa época, movimentos sociais e culturais, como o feminismo e a luta pelos direitos civis, começaram a desafiar as normas de gênero tradicionais. Assim, o universo das passarelas expressou as mudanças comportamentais e de pesamentos, com designers e ícones culturais adotando um estilo mais unissex.
Dessa maneira, grandes marcas, como Coco Chanel, em 1920, fizeram história ao introduzir peças inspiradas no guarda-roupa masculino, como calças e blazers, promovendo uma silhueta mais solta e confortável. Anos mais tarde, figuras como David Bowie e Annie Lennox se destacaram por suas escolhas ousadas de moda, misturando roupas femininas e masculinas de forma fluida. Assim, surgem os ícones de estilo que misturam elementos dos dois gêneros. Conheça alguns exemplos.
Essas são algumas das figuras artísticas que não apenas quebraram barreiras no mundo da moda em diferentes épocas, mas também ajudaram a promover uma visão mais inclusiva e fluida de gênero.
Fazer moda atualmente é abrir espaço para a autoexpressão. Dessa maneira, quando misturamos elementos femininos e masculinos no mesmo visual, tornamos essa tendência uma celebração da versatilidade e do direito de expressão pessoal que cada um tem.
Manter um guarda-roupa com peças versáteis é ampliar as opções de combinações e utilidade para uma peça. Portanto, a versatilidade é a chave para um guarda-roupa equilibrado. Mas, para alcançar esse feito, é preciso investir em peças como blazers, camisas de botão, calças de alfaiataria e jeans, que podem ser usadas de diversas maneiras, independentemente do gênero.
Uma das consequências dessa versatilidade é poder experimentar combinações inusitadas, que, por mais que pareçam estranhas, podem gerar um resultado agradável, como usar uma camisa de botão masculina e transformá-la em uma saia rodada. Outra ideia é usar uma jaqueta de couro masculina com um vestido floral, misturando o rústico com o romântico.
Faça da moda uma extensão da sua personalidade. Para tal, use acessórios que refletem quem você é. Um bom exemplo são acessórios como relógio robusto, que pode adicionar um toque masculino a um look mais feminino, enquanto colares delicados podem suavizar um visual mais masculino.
Quando as passarelas da vida intercalam os objetos de ambos os gêneros, nasce a liberdade de expressar o seu interior, revelando a sua personalidade. Por isso, encare a moda como arte, pois é com ela que você consegue criar visuais únicos e autênticos que transcendem as normas do que foi definido o público feminino e masculino.
Roupas bem ajustadas valorizam a silhueta e garantem um look harmonioso. Para não ficar muita informação descasada no visual, leve em consideração a proporção e o ajuste das peças, equilibrando o tamanho entre elas.
Tons e texturas adicionam profundidade ao look, isso significa que as cores neutras são versáteis e podem ser complementadas com toques de cores vibrantes. Desse modo, também brinque com os tecidos, misturando os suaves com materiais mais robustos.
Use camadas para adicionar dimensão e deixar o look mais interessante. Um suéter masculino sobre um vestido feminino cria um visual sofisticado e inesperado. Além disso, as camadas também permitem ajustar o look conforme a temperatura.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL