Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
Neste sábado (27), a jogadora Marta Sobral, ex-atleta olímpica de basquete, veio ao Amapá a convite do senador Randolfe Rodrigues, Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Desporto e Lazer do Estado, e da Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico (Cbdel). Ela esteve às 9h, no Ginásio Avestino Ramos.
Marta Sobral foi uma das principais atletas de basquete do Brasil, dona de duas medalhas em Jogos Olímpicos e três em Jogos Pan-Americanos. “Será uma honra receber uma campeã brasileira no Amapá e promover o Basquete, um esporte que tem vocação no nosso Estado”, explicou o senador.
Embaixadora da Cbdel e Wesco, entidades de eSports no Brasil e Mundo, Marta fará uma troca de experiências com os times de basquete feminino do quilombo, o master do Amapá, da Associação dos Basqueteiros do Amapá (ABAP) e um time formado por crianças.
A Marta também vai participar do Amapá Summit Gamer, evento que vai discutir cultura, esporte e tecnologia, nos dias 27 e 28, no Amapá.
Perfil: Marta Sobral - Nascida na Freguesia do Ó, iniciou sua carreira no Clube Hebraica em 1978. Defendeu a seleção brasileira e clubes nacionais e internacionais, por 24 anos, onde teve sua última partida no ano de 2000, na Disputa da medalha de Bronze, nas Olimpíada de Sidney, Austrália. Em 2007 fundou o Instituto Lance Livre, um projeto educacional que desenvolve a prática do basquete, nas comunidades carentes. Em 2013, foi Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Santo André, SP, onde permaneceu até 2016. Em 2023 foi Secretária Nacional de Esportes de Alto Rendimento, no Ministério do Esporte. Em 2024, se tornou a embaixadora da CBDEL E WESCO, entidades de eSports no Brasil e Mundo. Foi campeã pan-americana de basquete, em Havana 1991; Medalha de prata em Atlanta, 1996 e Medalha de bronze em Sidney, 2000.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL